Cidades

Guarulhos registra primeiros dois casos de Chikungunya

Dois casos de Chikungunya foram confirmados em Guarulhos. Segundo a Secretaria de Saúde, os pacientes teriam contraído a doença enquanto viajavam para outros estados. Até o fechamento do balanço semanal divulgado pela pasta, na quinta-feira (25), nenhum caso de Zika Vírus foi registrado.

Os guarulhenses continuam em alerta para combater o mosquito Aedes aegypti, causador de diversas doenças como a Dengue, o Zika Vírus e a Chikungunya. Apesar dos esforços, os casos confirmados continuam a aumentar. Foram registrados até o dia 25 de fevereiro, 105 casos de Dengue na cidade.  

Os dois casos de Chikungunya estão sendo associados a viagens realizadas pelos pacientes para Cachoeirinha, em Pernambuco e Prata, na Paraíba. 

Outra preocupação é a Microcefalia associada ao Zika Vírus. Apesar de não ter nenhum caso da doença confirmado, desde o dia 27 de novembro, a secretária recebeu a notificação de 28 crianças que nasceram com a condição neurológica rara. Apenas 2 casos foram descartados, 26 permanecem em análise.

Segundo a secretaria , a prefeitura está realizando campanhas nas ruas,com outdoors, faixas, cartazes e folhetos educativos que estão sendo utilizados pelos agentes de saúde durante as visitas domiciliares nas comunidades.

“O trabalho de vistoria casa a casa foi intensificado e a Prefeitura também publicou no Diário Oficial do Município no mês passado o Decreto nº 33.103 que institui situação de emergência em saúde pública por 180 dias em Guarulhos. A medida permite ao poder público maior agilidade nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, possibilitando a realização de contratações emergenciais, mais rapidez nos processos de compra com dispensa de licitação e o ingresso forçado de agentes em imóveis particulares em caso de recusa e de risco à saúde”.

 

Posso ajudar?