O número de passageiros no transporte público de Guarulhos caiu entre 40% e 50% nesta quarta-feira (18) em decorrência do avanço do coronavírus no Brasil, segundo estima a Guarupass, entidade que congrega as empresas de ônibus. Na terça-feira (17) a queda foi de 28%.
Apesar da diminuição na demanda, por determinação do prefeito Guti a Guarupass está mantendo 100% da frota de ônibus nas ruas como forma de evitar a superlotação de passageiros dentro dos veículos.
No entanto, conforme a demanda de passageiros diminuir, a Prefeitura pode autorizar a redução gradativa da frota nas ruas, já que a orientação das autoridades sanitárias é para que a população deixe de circular como forma de diminuir a proliferação do coronavírus.
As três empresas concessionárias do transporte público em Guarulhos (Viação Campo dos Ouros, Empresa de Ônibus Vila Galvão e Viação Urbana Guarulhos) têm em seus quadros 160 motoristas com mais de 60 anos, que serão afastados do serviço a partir desta quinta-feira (19), já que fazem parte do principal grupo de risco.