Saúde

Guarulhos registra segunda morte por dengue neste ano

Guarulhos registrou a segunda morte por dengue na cidade nesta terça-feira (27). Trata-se de uma mulher de 86 anos, com comorbidades, cujo nome não foi divulgado. Com a confirmação do óbito, sobe para dois o número de mortos pela doença no município em 2024.

Em nota ao GWeb, a Secretaria da Saúde de Guarulhos informou que a vítima residia na região Pimentas/Cumbica, onde há maior incidência de casos na cidade. Ela morreu no dia 19 de fevereiro; seus primeiros sintomas, no entanto, apareceram no dia 10.

 

 

Segunda morte por dengue na cidade

No último dia 6, uma mulher de 104 anos morreu em decorrência da dengue em Guarulhos. Assim como a vítima de hoje, ela também residia no Pimentas e possuia comorbidades. Segundo a Secretaria da Saúde, há ainda outros sete óbitos sob investigação.

Dados desta terça-feira (27) do Boletim Diário da Prefeitura de Guarulhos apontam que até o momento foram registrados 5.559 casos da doença no município, resultando em uma média de 430 pessoas infectadas a cada 100 mil habitantes.

Vacinação

A Prefeitura recebeu no dia 19 deste mês um total de 34.270 doses do imunizante Qdenga, desenvolvido pelo laboratório Takeda, suficientes para imunizar 77% do público-alvo atual (crianças de 10 e 11 anos).

Para a aplicação, foram definidos 25 polos de imunização, que funcionam das 8h às 16h. Confira a lista abaixo, elencada por região.

Região Centro: UBS Tranquilidade, São Rafael, Cavadas, Flor da Montanha, Cecap e o Ambulatório da Criança e do Adolescente.

Região Cantareira: UBS Continental, Paulista, Cidade Martins, Belvedere, Rosa de França, Jovaia e Recreio São Jorge.

Região São João/Bonsucesso: UBS: Seródio, Marinópolis, Ponte Alta, Nova Bonsucesso e Carmela.

Região Pimentas/Cumbica: UBS: Dinamarca, Cumbica (Mario Macca), Nova Cumbica, Uirapuru, Jurema, Normandia e Pimentas.

Os endereços das UBS de Guarulhos podem ser consultados em www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs. Já o Ambulatório da Criança fica na rua Osvaldo Cruz, 151, Centro.

Quem quiser agendar a aplicação da vacina deve acessar o portal https://guarulhosportal.sissonline.com.br. O agendamento só poderá ser feito nas seguintes unidades: Ambulatório da Criança, UBS Cidade Martins, UBS Nova Bonsucesso e UBS Jurema. Nesses locais também será feito atendimento espontâneo.

A Secretaria esclarece que o responsável deve cadastrar a criança, mas ela precisa estar dentro da faixa etária (dez e 11 anos) para que apareçam as vagas disponíveis.

 

Posso ajudar?