Guarulhos já contabiliza três casos de zika vírus, segundo o último balanço sbore doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Dois são de moradores da cidade que contraíram a doença no bairros Bonsucesso e Jardim Itapoá.
A primeira notificação para zika vírus ocorreu no início do mês de julho e se trata de um caso importado de um militar morador da cidade que contraiu o vírus durante uma viagem para o Rio de Janeiro. O quadro clínico do paciente não evoluiu ou apresentou problemas e complicações.
Nesta semana mais dois casos foram confirmados laboratorialmente e também não teriam evoluído. Os pacientes teriam contraído a doença em seus bairros de origem.
Com relação a microcefalia que poderia estar associada ao zika vírus não há casos confirmados na cidade. A Secretaria continua a acompanhar os casos, já que neste ano foram 26 registros de crianças nascidas com a doença, que totalizam 42 pacientes desde novembro de 2015.
Segundo o balanço desta quinta-feira, 1.153 pacientes contraíram dengue e 64 pessoas foram diagnosticados com chikungunya, apenas um caso a mais de cada doença foi notificado na ultima semana.
Para os casos confirmados de chikungunya 61 são importados, os pacientes teriam viajado para locais como Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo e três são de moradores do Taboão, Centro e Carmela. Nenhum óbito foi registrado.