Saúde

Guarulhos resiste à chegada da terceira onda da Covid-19 à cidade 

Foto: Nicollas Ornelas

Diversos especialistas previram ainda no mês de maio que em meados de junho o Estado de São Paulo mergulharia na terceira onda da pandemia de Covid-19 com números mais assustadores que os registrados em abril, quando se deu o pico da doença no Brasil. A Prefeitura de São Paulo chegou a anunciar que ampliaria os leitos de UTI para receber os pacientes, prevendo até um colapso no sistema público de saúde. Já próximo ao final de junho, as previsões não se confirmaram. Em Guarulhos, a situação – apesar de ainda seguir em estado de alerta – não apresenta um crescimento significativo, segundo os dados oficiais divulgados diariamente pelo Seade, sistema que se abastece de informações do Governo do Estado.  

A média móvel de novos casos em Guarulhos, nesta quinta-feira, dia 24, está em 156 por dia, número 16,4% maior que o registrado 14 dias antes. Segundo os epidemiologistas, este é o período ideal para se avaliar o avanço da doença. Quando fica abaixo de 15%, significa que está em estabilidade. Ou seja, a cidade está um pouco acima desta métrica neste momento. Já em mortes por dia, há um crescimento pontual na média móvel, com 15,86, o que aponta um avanço preocupante de 42,3% em relação há duas semanas.  Porém o número é 58,1% menor que os 37,86 de 14 de abril, o pior registro da pandemia em Guarulhos.  

Outro dado que afasta por enquanto o risco da terceira onda na cidade é a taxa de ocupação de leitos hospitalares. Em março e abril, as UTIs em hospitais públicos (estaduais e municipais) na cidade ficaram sempre acima de 90%, aproximando-se dos 100% em várias oportunidades. Pelo menos há duas semanas, Guarulhos não registra índice de 90% de ocupação de UTIs, caindo para baixo de 80% em diferentes dias, segundo informações prestadas diariamente pela Prefeitura. Nesta quinta-feira, era de 79,2% de ocupação em leitos de UTI e 58,2% nos de enfermaria, um dos menores já apurados desde o início da pandemia.  

Ainda não há uma avaliação oficial sobre o aparente controle do avanço da doença. Mas a vacinação contra a Covid-19, que avança em Guarulhos, pode ser um indicativo bastante positivo. Até o momento, segundo o site Vacivida do Governo de São Paulo, a cidade já aplicou 542.183 vacinas, sendo 420.218 de primeira e 121.965 de segunda dose. Números apurados pelo GuarulhosWeb apontam que a cidade já imunizou 142.587 pessoas acima de 60 anos, dentro do grupo mais vitimado pelo coronavírus.  

Posso ajudar?