A alimentação escolar da rede municipal tem avançado e assumido um papel muito importante na vida dos alunos. Desde 2017 os produtos de origem animal do tipo embutidos foram retirados do cardápio de refeições das crianças, visando a garantir uma alimentação mais saudável e adequada às necessidades nutricionais das crianças. A partir de agora, através de uma lei sancionada no último dia 20 pelo prefeito Guti, está proibido o fornecimento de embutidos na composição da alimentação escolar nas escolas municipais.
Essa nova legislação também vem alertar professores, alunos e funcionários das unidades sobre os males desses alimentos, de maneira que evitem o consumo em seus lares ou momentos de lazer.
Desde o início da atual gestão as escolas da Prefeitura de Guarulhos cumprem as diretrizes fixadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), bem como pelo Guia Alimentar para População Brasileira que, entre outras diretrizes, preconizam o não consumo de alimentos embutidos e outros produtos prejudiciais à saúde. Os cardápios são compostos preferencialmente por alimentos naturais, promovendo hábitos alimentares saudáveis aos alunos matriculados na rede municipal.
Alimentação saudável e agricultura familiar
Durante o período letivo as escolas e creches da rede pública municipal recebem o acompanhamento e elaboração de cardápio feito pela equipe de nutricionistas do Departamento de Alimentação e Suprimentos da Educação (Dase), evidenciando a importância da alimentação saudável para o crescimento e o rendimento escolar.
Guarulhos ampliou a variedade de itens provenientes da agricultura familiar, dando preferência ao consumo de alimentos naturais como frutas, verduras e legumes. Desse modo, a alimentação escolar tem por objetivo limitar o consumo de alimentos de baixo valor nutricional.
Além disso, as ações envolvem a avaliação do estado nutricional dos estudantes e a identificação das crianças com necessidades nutricionais específicas. Foram adquiridos produtos para alunos com necessidades alimentares especiais, como biscoitos sem glúten, integrais, dietéticos, sem lactose e à base de soja, além de bebidas à base de arroz, bolos e pães sem açúcar e sem glúten.
A Secretaria de Educação, por meio da equipe de nutricionistas do Dase, também realiza diversas ações de educação alimentar e nutricional para a comunidade escolar, bem como formações técnicas voltadas às cozinheiras, que são parte essencial em promover a saúde e a qualidade de vida dos alunos.
Atenção ao consumo de alimentos embutidos
Alimentos embutidos são produzidos pelo enchimento de tripas de animais ou artificiais feitas com colágeno, com recheio à base de carne, vísceras, gordura, sangue, especiarias e outros ingredientes como conservantes, aromatizantes, entre outros. Os produtos mais comercializados do gênero são salsichas, linguiças, salames, mortadelas e chouriços, podendo ser defumados ou não.