O Revelando SP 2023, maior festival de cultura tradicional paulista, que chega à Capital e segue até o próximo domingo (19) no Parque da Água Branca, zona oeste, destaca a participação de artistas de Guarulhos nas áreas de artesanato, culinária e música. Na figura de seus artistas, a cidade integra uma programação com outros 130 municípios do Estado, o que demonstra a dimensão da diversidade e da riqueza cultural da região. A entrada é gratuita.
O festival reúne 162 participantes, dos quais 66 artesãos, 49 culinaristas e mais de 50 manifestações culturais, com uma amostra do melhor das tradições paulistas.
Com mais de 40 anos de trabalho dedicados à preservação da música caipira, a guarulhense Orquestra de Violeiros Coração da Viola apresenta o popular cancioneiro regional no dia 17, às 15h30, no palco Difusão, repertório saudoso que promete animar os visitantes do Parque da Água Branca.
No tradicional artesanato indígena, Guarulhos é representada pela Reserva Indígena Multiétnica Filhos Desta Terra por meio da artesã indígena Simone Pankararu, com pulseiras, colares, cerâmicas e demais elementos identitários de sua cultura.
Em meio a uma infinidade de pratos e quitutes que mostram a variedade dos sabores espalhados pelo Estado, a tradição culinária de Guarulhos pode ser conferida na tradicional comida tropeira, iguaria transmitida de geração a geração pela família do Rancho Tachos do Olímpio, que oferece ao público o delicioso feijão tropeiro.
O Parque da Água Branca fica na avenida Francisco Matarazzo, 455, Água Branca – São Paulo/SP.