Cidades

Guarulhos se engaja no Dia Internacional pela Paz

Pelo segundo ano consecutivo, Guarulhos vai aderir ao movimento mundial do Dia Internacional pela Paz, celebrado nesta quarta-feira (21). No município, a data será comemorada com a realização de uma manhã reflexiva sobre o tema, na tenda branca do Bosque Maia, a partir das 9 horas. A programação é totalmente gratuita e aberta ao público em geral.
 
Serão diversas atividades, entre elas a construção colaborativa de uma bandeira da paz, a realização de oficinas de origami, práticas corporais e integrativas e a elaboração do mural “Paz a gente que Faz”. A exemplo de vários países europeus, da América do Sul, bem como da Austrália e do Canadá, Guarulhos também vai promover as danças circulares, para estimular as pessoas a darem as mãos, formando rodas para dançar pela paz e para um mundo aberto à tolerância.
 
As danças circulares fazem parte do Movimento da Cultura de Paz. Por isso, foram escolhidas também para marcar a data em vários países. O movimento mundial tem sido organizado virtualmente pela expoente coreógrafa Friedel Klokle-Eibl e, em Guarulhos, será conduzido pela coordenadora do Tear, Denise Antunes.
 
As atividades do Dia Internacional pela Paz são promovidas pelos profissionais de Saúde da Região Centro e suas unidades parceiras, com o apoio do conselho Municipal de Saúde. Para tanto, nesta semana que antecede o evento e também na anterior, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e unidades de saúde estão com uma programação especial de preparação de materiais e reflexão sobre o tema.
 
O objetivo é sensibilizar os participantes a rever valores e fazer escolhas de vida mais harmônicas e conscientes para o planeta. Instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) desde 2002, como dia de cessar fogo e de não violência em todo o mundo, o dia Internacional pela Paz visa a estimular as pessoas a fazerem algo pela paz nesta data.
 
Para a médica Heloísa Helena Sampaio Ferreira de Castro, diretora da Região de Saúde Centro e presidente do Conselho Municipal de Saúde de Guarulhos, a iniciativa vai ao encontro da necessidade de construir permanentemente uma cultura de paz no mundo. “Queremos sensibilizar as pessoas para a necessidade da paz no mundo e para promoverem atos que tenham como resultado o fim dos conflitos entre os povos e a consagração da paz mundial”, disse.
 
 

Posso ajudar?