Início » Guarulhos se mantém na fase amarela, apesar da alta nos casos
Saúde

Guarulhos se mantém na fase amarela, apesar da alta nos casos

Continuam permitidas as aberturas de bares, restaurantes, shoppings, academias e comércio de rua

O município de Guarulhos permanece, pela sexta semana, na fase amarela do Plano SP. O anúncio foi felito pelo Estado, durante entrevista coletiva realizada na tarde desta sexta-feira, 8/1. 

A decisão do Estado em manter o município na fase amarela acontece mesmo após a divulgação do Boletim Epidemiológico desta quinta-feira, 7, que mostrou taxa de ocupação de 97% nos leitos de UTI, sem levar em consideração as nove unidades que o Hospital Padre Bento recebeu. A alteração não acontece porque o município faz parte do grupo da Grande São Paulo, onde a média ainda é de 17,8 leitos a cada 100 mil habitantes.

Permanecem permitidas, por tanto, as aberturas de bares (até 20h), restaurantes, salões de beleza e academias, além de universidades, teatros, shoppings e cinemas, com limitação de 40% dos assentos utilizados. Não houve regressão à fase vermelha, a exemplo do que aconteceu na última semana de dezembro.

Regras mais rígidas

O governo atualizou as regras para o avanço das regiões para novas fases de flexibilização. Antes, por exemplo, para alcançar a fase verde, o município não deveria ultrapassar a quantidade de 40 internações a cada 100 mil habitantes, índice reduzido para 30. Outra alteração foi na ocupação de leitos de alta complexidade para chegar à etapa laranja, que caiu de 75% para 70%.