Educação

Guarulhos sedia etapa intermunicipal da Conferência Nacional de Educação

Guarulhos sediou a etapa intermunicipal da Conferência Nacional de Educação Extraordinária (Conae), no Teatro Adamastor, na sexta-feira e sábado, dias 20 e 21. O evento contou com a participação de representantes dos municípios do Alto Tietê para realização de debates e proposições para elaboração de documento-referência, bem como para a escolha dos delegados que representarão a região na conferência estadual marcada para os dias 17 e 18 de novembro.

O secretário de Educação, Alex Viterale, que atua como coordenador da Câmara Técnica de Educação do CONDEMAT, e a subsecretária de Educação, Fábia Costa, presidente do Fórum Municipal de Educação, também participaram do evento.

Com foco na elaboração de diretrizes, objetivos, metas e estratégias para o Plano Nacional de Educação 2024-2034, a partir do tema Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável, a conferência envolveu a participação efetiva de segmentos educacionais e de setores da sociedade civil.

“É com grande satisfação que Guarulhos sedia a Conae interestadual junto aos municípios do Alto Tietê, momento propositivo de extrema relevância, que pretende colocar em evidência ações de garantia de direitos educacionais”, destacou Viterale.

“Educação como direito humano, com justiça social, como caminho para diminuição das desigualdades e para o desenvolvimento socioambiental sustentável, passando pela formação integral dos sujeitos de direitos com promoção, respeito e valorização da diversidade denotam a grandiosidade e a relevância deste momento”, enfatizou Fábia.

A subsecretária observou ainda o compromisso de todos os envolvidos para reafirmar a defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais e da educação. “Neste contexto de políticas democráticas de Estado é objetivo de todos contribuirmos para um PNE fruto de ampla participação social.”

A leitura e aprovação do regimento interno, na sexta-feira (20), contou ainda com participação de Maria Donizeti de Queluz Camargo, secretária de Educação de Santa Isabel, José Rosa Martins, secretário-adjunto de Educação de Itaquaquecetuba, Erika Aroeira, secretária-adjunta de Educação de Santa Branca, Soeiro de Faria, representante do Fórum Estadual de Educação de São Paulo, e Silvana de Fátima Nascimento, secretária de Educação de Salesópolis.

Além da leitura e da aprovação do regimento da conferência, a abertura contou ainda com palestra do professor Milton Herrera, que atua, dentre tantas outras funções, na Rede de Proteção do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de ser um dos idealizadores do Espaço de Formação da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/SP).

Na continuidade do encontro, no sábado (21), a Conferência Nacional Extraordinária se desdobrou em sete eixos para debate e formulação de diretrizes, metas e estratégias para a construção do PNE 2024-2034, a serem consolidadas no documento-referência, que será levado para a conferência estadual e consonância com ao Fórum Nacional de Educação.

Posso ajudar?