Guarulhos mobilizou 329.073 pessoas na última quarta-feira, quando participou da disputa do ‘Dia do Desafio. Esse número representa 26,93% da população local, enquanto que a “adversária” Tijuana, no México, levou apenas 11,76% de seus habitantes para a prática de atividades físicas. Os dados foram disponibilizados pelo Sesc São Paulo, organizador do evento no Brasil.
A participação dos guarulhenses tem aumentado ano após ano e a comissão organizadora comemora o número. “O resultado superou nossas expectativas, mas, apesar da competição, o que importa realmente é a oportunidade de incentivar as pessoas a praticarem atividades físicas”, diz Jefferson Bonácio, responsável pela Gerência Técnica de Eventos, Recreação e Lazer da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer.
Para alcançar esse índice, mais de 400 entidades da cidade, entre clubes, agremiações, escolas e instituições de ensino superior aderiram à proposta do Dia do Desafio e promoveram atividades diferenciadas para incentivar a participação do maior número de pessoas possível, além de atividades promovidas pela própria Secretaria nas ruas, como o rapel e o cabo de guerra na rua Dom Pedro II.
No total, mais de quatro mil cidades de diversos países participaram do evento. Em Guarulhos, as maiores contribuições em número de participantes vieram das escolas municipais e estaduais que movimentaram milhares de alunos, e também dos diversos núcleos de atividades esportivas da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer presentes na cidade.