Saúde

Guarulhos tem 10 casos de pacientes com coronavírus; Estado confirma 1ª morte de morador da cidade

Uma mulher de 85 anos é a primeira vítima fatal do Covid-19 em Guarulhos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde

Uma mulher de 85 anos morreu em decorrência de coronavírus em Guarulhos, conforme balanço publicado pela Secretaria de Saúde do Estado. O óbito é o primeiro registrado na cidade, que contabiliza 10 casos confirmados da doença. Ao todo, São Paulo acumula 40 mortes por Covid-19. No Brasil são 46.

Guarulhos registrou até o momento 616 casos suspeitos, sendo que 565 seguem em investigação e 41 foram descartados. Apesar da informação da vítima fatal por parte do Estado, a Vigilância Epidemiológica Municipal diz que não registrou e nem foi comunicada sobre qualquer óbito no município.

O 9º caso confirmado é o de uma mulher de 39 anos que não viajou, mas manteve contato com suspeito em isolamento domiciliar, mesma situação do 10º paciente, que é um rapaz de 18 anos. Ambos passam bem e seguem a recomendação de isolamento em casa.

A partir de agora, o diagnóstico do coronavírus vai ganhar mais agilidade, uma vez que novos laboratórios foram validados pelo Instituto Adolfo Lutz para confirmação dos resultados dos exames de detecção da doença. A medida foi publicada pelo Boletim Epidemiológico nº 4 da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Os laboratórios validados para diagnóstico do Covid-19 são: Laboratório de Virologia do Hospital Israelita Albert Einstein, Laboratório Fleury de São Paulo e Laboratório Dasa, que reúne as seguintes empresas: Alta Diagnóstico, Previlab Laboratório, Delboni Auriemo, Labsim, Cytolab Medicina Diagnóstica, Vital Brasil, Salomão Zoppi, Laboratório Oswaldo Cruz, Lavoisier, Deliberado Análises Clínicas, Vale Club Laboratório e Padrão Ribeirão Medicina Diagnóstica.

São Paulo permanece como estado com maior número de infectados, com 810 dos 2201 casos confirmados pelo Ministério da Saúde. O número representa um crescimento de 35% de mortes em comparação aos dados apresentados nesta segunda-feira, 23/3. Já o total de casos subiu 16%. Segundo o Ministério da Saúde, a atual taxa de letalidade da doença no país é de 2,1%

Posso ajudar?