Cidades

Guarulhos tem 10% da população com algum tipo de deficiência física

Cidade conta com projeto para melhorar a locomoção, principalmente nas calçadas e passeios

É direito dos cidadãos circular pelas ruas, frequentar praças e ter acesso a todo tipo de lugar, contudo quando se pensa em portadores de necessidades especiais esses direitos são limitados. A grande maioria não consegue se locomover com tranquilidade em Guarulhos.

Atualmente estima-se que a cidade possua cerca de 10% de sua população com algum tipo de deficiência – destes 25% são portadores de problemas físicos com dificuldade de locomoção, segundo estatísticas da Organização Mundial de Saúde.

"São calçadas estreitas e extremamente mal feitas, além de estabelecimentos comerciais, como cinemas e teatros, despreparados.", afirmou a professora Adalgisa de Carvalho, que leciona em uma das escolas inclusivas da cidade.

De acordo com a vereadora Silvana Mesquita (PV), o município está se preparando para se tornar uma cidade acessível. "Hoje há um projeto de lei que se chama ‘calçada cidadã, que concede de 2% a 5% de desconto no IPTU para aqueles que adequarem as calçadas à acessibilidade", ressalta a vereadora que afirmou ainda, que a cidade conta com cerca de 90% da sua frota de ônibus adequada e equipada para realizar o transporte para pessoas com mobilidade reduzida.

Para tentar despertar a sociedade e autoridades para essa questão, o Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência de Guarulhos (CMAPD) realiza nesta semana a Semana de Pessoa com Deficiência com uma programação que prevê a realização de palestras, discussões e apresentações culturais com o tema "Juntos por uma verdadeira inclusão"

"A semana foi pensada para conscientizar a população e iniciativa pública e privada quanto à necessidade de inclusão, sem preconceitos e com respeito. A pessoa com deficiência quer ser integrada à sociedade e ter uma vida produtiva e feliz", afirma Toninho Messias, vice-presidente do CMAPD.

Posso ajudar?