Cidades

Guarulhos tem 15 casos de microcefalia sob investigação

Apesar de fechar o ano com 25.785 casos confirmados de dengue, até o momento Guarulhos não registrou nenhum caso confirmado de Zika Vírus. É o que garante  a Secretaria Municipal de Saúde. Apesar da negativa, 15 casos de microcefalia continuam em investigação para descartar o vínculo com a forma de contaminação, que seria pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito que transmite a dengue e a febre chikungunya
 
Os sintomas da doença são febre intermitente, erupções na pele, coceira e dor muscular e podem desaparecer entre 3 e 7 dias.
 
Em novembro, o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o Zika Vírus e a microcefalia pela primeira vez. O que foi possível depois da confirmação realizada em teste de casos em locais onde o Zika Vírus apresentou um número elevado de infectados.
 
A notícia trouxe um alerta para grávidas e redobrou a atenção para a prevenção da dengue em todo o país. O Mistério da Saúde ainda exigiu que todo caso de nascimento com Microcefalia deve ser investigado.
 
Em Guarulhos, apesar da doença ainda não ter feito vítimas, 15 casos de microcefalia que ocorreram até 30 de dezembro continuam sob investigação.
 
No próximo dia 7 de dezembro a pasta deve lançar o primeiro balanço do número Dengue em 2016.
 
Para se proteger
 
A ginecologista e obstetra Erica Mantelli dá algumas dicas para gestantes evitarem contrair a doença: Utilizar roupas de manga longa e calças, mesmo com as temperaturas elevadas. Aplicar repelente três vezes ao dia, sempre consultando o ginecologista para saber qual o produto indicado. Proteger as janelas, com telas que afastem os mosquitos. Incentivar os vizinhos a cuidarem das próprias casas, verificando se existem focos de criadouro do mosquito no bairro.

Posso ajudar?