Educação

Guarulhos tem 4.291 alunos na fase final da olimpíada de matemática

7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas terá estudantes dos níveis médio e fundamental

Com 170 escolas estaduais no município, 4.261 alunos de Guarulhos participam neste sábado da segunda e última fase da "7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas" (OBMEP). Dentre as escolas com maior número de alunos que passaram para a última fase destacam-se o Conjunto Habitacional Bairro dos Pimentas II, com 146 estudantes; Professor José da Costa Boucinhas, com 106, e Professor Homero Rubens de Sá, com 100 alunos.

Voltada para estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas de todo o país, a OBMEP, promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), tem como objetivo estimular o estudo da matemática entre os jovens.

Vencedores levam computador e kits educacionais

Os estudantes com melhor desempenho serão premiados com 500 medalhas de ouro, 900 de prata, 1.800 de bronze. Além disso, serão concedidos certificados de menção honrosa a até 30 mil alunos e todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP), onde estudarão por um ano com bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A olimpíada também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.

Além dos alunos, professores e escolas, que obtiverem a melhor pontuação baseada no número de estudantes medalhistas, também serão premiados com um computador portátil, com pacote de programas livres relacionados ao ensino de matemática, para cada um dos 127 docentes mais bem colocados e a 81 escolas premiadas. As unidades escolares receberão ainda um kit de projeção móvel (datashow).

A primeira etapa da olimpíada aconteceu no dia 17 de agosto e contou com a participação de 3,5 milhões alunos e 5,2 mil escolas estaduais paulistas. O recorde dos estudantes da rede estadual na competição foi obtido no ano passado, quando foram conquistadas 83 medalhas de ouro, 212 de prata e 442 de bronze, além de 8.319 menções honrosas. A divulgação dos premiados acontecerá em fevereiro de 2012. (R.I.)

Posso ajudar?