Cidades

Guarulhos tem 83 feiras livres que complicam trânsito e atrapalham população

Com um total de 18, domingo é o dia da semana que mais concentra esse tipo de negócio

No total a cidade conta com 83 feiras livres espalhadas por diversas regiões, inclusive no Centro. As que são realizadas em ruas residenciais e comerciais atrapalham a rotina dos moradores, dos comerciantes e do trânsito local. Apesar de domingo ser o dia da semana com maior número de feiras livres realizadas na cidade – total de 18 – às quartas, quintas, sextas e sábados, o número de feiras não é tão baixo, pois em 14 regiões de Guarulhos, a cada dia, acontecem as feiras livres que prejudicam o fluxo de carros.

Em decorrência dos bloqueios das vias, o trânsito precisa ser desviado, como é o caso da avenida Presidente Humberto de A. Castelo Branco, onde a passagem dos veículos é restrita a partir da rua Itapegica, sentido bairro, às quartas-feiras. O motorista, Adigar Xavier dos Santos, 53 anos, considera imprudente da parte da Prefeitura manter uma feira em uma via tão movimentada como o Anel Viário.

O mecânico, José Roberto Rocha, 51, afirma que a feira da avenida Presidente Humberto de A. Castelo Branco atrapalha o trânsito na região do Gopoúva, porque muitos motoristas estacionam em locais proibidos e no ponto de conversão, às vezes, há colisão entre os automóveis. Rocha ainda comenta que aumenta o índice de roubos dos carros durante os dias de feira.

Todas às quartas-feiras, na região da Vila Fátima, o trânsito é bloqueado na avenida Nossa Senhora de Fátima, na rua Hélio Arrelaro e na rua Maria de Fátima Kida, em virtude da feira que se estende pelas três vias.

Moradores têm que deixar carros parados em vias próximas

Há 11 anos, o comerciante, Humberto Ramos, 56, precisa deixar o carro em outras ruas do bairro para poder sair com o veículo nos dias de feira. "Como eu, outros vizinhos não podem guardar os carros na garagem e isso é um risco, já que conhecemos histórias de roubo de aparelhos de som e roubo de carros, por causa da feira".

Ramos declara que outra desvantagem de morar em rua de feira é a sujeira acumulada na calçada da casa. "Além da limpeza demorar para ser feita, o esguicho de água, que é utilizado para limpar a via, espalha a sujeira da rua para a calçada".

Um estacionamento da avenida Salgado Filho, precisou construir duas entradas para não ter o movimento prejudicado às quintas-feiras, durante a realização da feira. Como alternativa, os motoristas podem utilizar o estacionamento por intermédio da rua Santa Conceição, que tem sentido único, mas por causa da feira o sentido é alterado e a via é utilizada nos dois sentidos.

Questionada sobre o esquema que é utilizado para amenizar os impactos causados no trânsito devido às feiras livres, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito não forneceu informações.

Posso ajudar?