Atualmente Guarulhos possui uma frota de 647 táxis nos pontos de rua. O número significa que há um prestador de serviço para cada 1,9 mil habitantes – o que deixa a cidade abaixo da média nacional que é de 350 habitantes para cada veículo e abaixo também de cidades vizinhas, como a capital paulista, com 11,2 milhões de habitantes tem frota de 33 mil carros, há um taxista para cada 339 moradores.
"Há um estudo na Prefeitura para aumentar essa proporção, uma vez em que principalmente em horários de pico é bem mais difícil para a população conseguir um veículo", afirmou o presidente da Guaru Táxi, Fernando Assunção Louçano.
E essa tem sido a maior dificuldade nas ruas da cidade. Quem tenta pegar um táxi na rua acaba esbarrando nos congestionamentos, que emperram o fluxo dos táxis – como ocorre com qualquer outro automóvel. Já para quem conseguiu avistar um veículo, quase sempre ele já está ocupado.
Contudo, a situação ainda ficará pior. No mês passado, a Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) realizou procedimento para remanejar 80 taxistas para o Aeroporto de Cumbica – que atualmente possui 653 carros. No entanto, os veículos ainda não estão ocupando as vagas no terminal.
Segundo a STT a ação deverá acontecer no próximo semestre – provavelmente em agosto. Ainda, de acordo com a Diretoria de Transportes da STT, até que isso ocorra nada mudará em relação ao número de veículos que atende a população da cidade. A Pasta está analisando o procedimento para o preenchimento das vagas remanescentes desta transferência nos pontos de rua.
Este remanejamento de táxis cumpre determinação da Lei Municipal nº 6.799/2011.