Cidades

Guarulhos tem maior número de doares de sangue

A campanha que vigora no mês de Julho do dia 02 ao 31 abriu um novo requisito, pessoas de até 68 anos que já doaram sangue podem repetir o gesto

Realizada anualmente, pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, a campanha de doação de sangue "Bombeiro Sangue Bom" pretende superar o número de doações do ano passado. Entre as regiões metropolitanas do estado, a região de Guarulhos foi a que mais contribuiu em 2011, pois mobilizou 1185 doadores de sangue. E foi presenteada com um troféu como forma de agradecimento.

O tenente do 5º grupamento de bombeiros, Dorce, de 37 anos, participa da campanha desde o início. "Nós queremos repetir o número do ano anterior ou superar, mas nunca diminuir. Pois é preciso colaborar com quem precisa, a doação é a salvação de uma vida".

De acordo com a bióloga do Hospital Stella Maris, Flávia Danielle S. de Oliveira, a época do ano em que o hemocentro recebe mais doações é após o carnaval, e quando é realizado algum projeto. Em época de campanha só no Hospital Stela Maris são aproximadamente 600 doadores, depois esse número diminui para metade.

"Nós precisamos muito mobilizar um grande número de pessoas, pois somos responsáveis pelo abastecimento no Hospital Municipal de Urgência (HMU), na Maternidade Jesus José Maria e no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes", ressalta a importância da doação à bióloga.

A campanha que vigora no mês de Julho do dia 02 ao 31 abriu um novo requisito, pessoas de até 68 anos que já doaram sangue podem repetir o gesto. "Como estamos enfrentando dificuldades para encontrar doadores o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária", afirmou a enfermeira Ana Caroline castro Alves.

Posso ajudar?