Chegou a 12 o número de mortos por dengue em Guarulhos, segundo nova atualização do boletim diário da Secretaria da Saúde. Além dos óbitos confirmados, outras 16.625 pessoas já foram infectadas pela doença na cidade apenas neste ano, resultando em uma média de 1.286 infectados a cada 100 mil habitantes.
A terceira vítima foi uma paciente 26 anos, moradora da Região Cantareira. Seus primeiros sintomas apareceram em 27 de fevereiro; o óbito foi confirmado no dia 3 de março. O quarto, um homem, de 24 anos, morador da Região Bonsucesso, que segundo investigação teve o início dos sintomas em 1 de março e morreu em 7 de março. O quinto é um idoso, de 66 anos, morador da Região Bonsucesso. Sintomas começaram em 6 de março e o óbito aconteceu no dia 9.
Em resposta a crise de saúde pública, o prefeito Guti decretou estado de emergência na cidade no início do mês. A decisão foi tomada diante do aumento significativo no número de casos de dengue e segue um decreto similar emitido pelo governo do Estado de São Paulo. O estado de emergência permanecerá em vigor até que a condição sanitária em Guarulhos se estabilize.
O decreto do prefeito autoriza a adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias para conter o avanço da dengue e outras arboviroses. Isso inclui a aquisição pública de insumos e materiais, doação e cessão de equipamentos e bens, além da contratação de serviços essenciais para lidar com a situação emergencial, conforme previsto na legislação de licitações.