Noticias

Guarulhos tem mais duas mortes confirmadas por dengue; total chega a 7

A Secretaria Municipal da Saúde confirmou nesta segunda-feira (18) a morte de mais duas pessoas por dengue em Guarulhos. Com as novas vítimas, sobe para sete o total de óbitos na cidade, que contabiliza 13.559 casos da doença até o momento.

Das mortes registradas, a região mais afetada é a Pimentas/Cumbica, com 5 vítimas. Os bairros da área também possuem a maior incidência de casos do município.

As últimas vítimas reportadas pela Secretaria da Saúde incluem um homem de 45 anos, com comorbidades, morador do Cumbica, e outro homem de 57 anos, sem comorbidades, residente do Bonsucesso. Os sintomas surgiram em fevereiro, levando ambos à obito. Essa foi a primeira morte confirmada de uma pessoa sem comorbidades no município.

Em resposta a crise de saúde pública, o prefeito Guti decretou estado de emergência na cidade no início do mês. A decisão foi tomada diante do aumento significativo no número de casos de dengue e segue um decreto similar emitido pelo governo do Estado de São Paulo. O estado de emergência permanecerá em vigor até que a condição sanitária em Guarulhos se estabilize.

O decreto do prefeito autoriza a adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias para conter o avanço da dengue e outras arboviroses. Isso inclui a aquisição pública de insumos e materiais, doação e cessão de equipamentos e bens, além da contratação de serviços essenciais para lidar com a situação emergencial, conforme previsto na legislação de licitações.

Posso ajudar?