Somente até esta semana, o volume de chuva na cidade já ultrapassou em 86,64% o registrado em todo o mês de janeiro do ano passado, sendo o segundo janeiro mais chuvoso dos últimos 25 anos. É o que aponta a Estação Agroclimatológica da Universidade de Guarulhos (UNG).
Até então já choveu mais de 377 milímetros na cidade, quando ao longo dos 31 dias de janeiro de 2010 o volume de chuva foi de 423,6 mm. De acordo com o professor e técnico da Estação, Alexandre Coutinho, há possibilidade de que este janeiro supere o anterior em volume de chuva, uma vez que ainda faltam dez dias para o termino do mês.
As chuvas deste início de ano já provocaram grandes estragos em diferentes regiões do município. Nas duas últimas semanas, a Defesa Civil registrou aproximadamente 67 ocorrências envolvendo desabamentos, rachaduras, infiltrações e enchentes.
Nesta semana, o órgão estimou que pelo menos 115 pessoas vitimadas pelas chuvas estão alojadas em abrigos improvisados em escolas municipais. A maior parte delas, 87 pessoas, são da comunidade Vila São Rafael, atingida por enchentes e desabamentos. Outras 28 são da região do Parque Mikail.