Cidades

Guarulhos tem semana repleta de eventos para conscientização sobre o autismo

Como forma de conscientizar a população e promover a inclusão social, o Dia Mundial do Autismo é celebrado anualmente em 2 de abril. A cor azul, utilizada para iluminar prédios e monumentos públicos nos primeiros dias do mês, foi escolhida porque o transtorno atinge quatro vezes mais meninos do que meninas. 
 
Para marcar a data, o Centro de Inclusão e Apoio ao Autista de Guarulhos (CIAAG), que atende a 100 famílias no município, vai promover diversos eventos durante a 7ª Semana de Conscientização sobre o Autismo na cidade (leia mais abaixo). As ações serão encerradas com a caminhada, que chega à sua nona edição, no sábado, dia 6/04, a partir das 14h, na Praça Getúlio Vargas.
 
Presidente do CIAAG, a pedagoga Alexandra Oniki, mãe de um menino autista, afirmou que estas atividades têm sido fundamentais para amenizar as dificuldades das famílias guarulhenses. 
 
"A cada ano, a procura é maior por estes eventos. A gente começou com uma caminhada bem tímida, não tinha nem 100 pessoas. Em 2018, levamos mil pessoas. Neste ano, queremos levar mais", contou Alexandra, que ainda revelou, com orgulho, que muitos pais levaram suas crianças para realizar exames depois de palestras passadas.
 
"Porque eles passam a conhecer melhor os sintomas do transtorno e procuram o diagnóstico. Outra coisa interessante é ver que muitos profissionais que não tinham aptidão para trabalhar com deficientes, após nossos eventos, começaram a se interessar pelo assunto e hoje atuam com autistas e pessoas com outros tipos de deficiência", disse a pedagoga. "Às vezes, só nosso panfleto da caminhada já ajuda a combater a desinformação. Este movimento, de alguma forma, diminui o preconceito. O bullying também é causado pela falta de informação", continuou a presidente do CIAAG. 
 
Importância da data
Alexandra afirmou que desde 2007, quando 2 de abril foi instituído o Dia Mundial de Autismo pela Organização das Nações Unidas (ONU), mais pessoas têm comentado sobre o transtorno. "São atividades realizadas no mundo inteiro. Inclusive, muitos pontos turísticos são iluminados com a cor azul, como o Cristo Redentor, no Rio, a Torre Eiffel, na França, entre outros", explicou. 
 
E este crescimento em relação à conscientização reflete nos próprios eventos promovidos pelo CIAAG. "As vagas para as palestras foram quase todas preenchidas. São 2 mil pessoas que reunimos em uma semana voltada para o tema. Sem contar a procura de instituições que querem nos ajudar de forma voluntária", afirmou a pedagoga. 
 
Além disto, Alexandra também comentou que duas leis aprovadas em Guarulhos foram benéficas aos autistas. "Primeiro foi a proibição de fogos de artifícios com barulho. Depois teve a inclusão de pessoas com autismo nas filas preferenciais, com identificação em placas, como já existe para idosos, gestantes e outros grupos. Porque como o autista não tem uma característica aparente que mostre o transtorno, muitas vezes, as mães eram retiradas do atendimento prioritário, mesmo que ele já seja garantido por lei há algum tempo. Não dá para ficar andando com laudo no bolso, né? Mas claro que há 'n' coisas ainda para serem melhoradas", concluiu a presidente, que revelou ter 96 famílias na fila de espera do CIAAG. "É quase o que atendemos hoje", finalizou. 
 
Confira o calendário
01/04 – segunda – às 19h30 – Palestra: Autismo & Sexualidade – com a profª Alexandra Oniki
 
Local: Auditório da Faculade Anhanguera (Rua do Rosário, 300, Centro) – Entrada: um pacote de copo descartável
 
02/04 – terça- às 19h30 – Palestra: Neuromodulação no Transtorno do Espectro Autista – com a Dra. Sueli Rizutti
 
Local: Associação Paulista de Medicina (APM) (Rua Darcy Vargas, 64, Centro) – Entrada: um litro de óleo de soja
 
03/04 – quarta – às 19h30 – Palestra: Tenho um aluno autista e agora? – com a profª Alexandra Oniki
 
Local: Centro Universitário ENIAC (Rua Força Pública, 89, Centro) – Entrada: um litro de leite
 
04/04 – quinta – às 19h30 – Palestra: ABA aplicado ao Transtorno do Espectro Autista (Análise Aplicada do Comportamento) – com o psicólogo Cláudio Sarilho 
 
Local: Auditório do Colégio Júlio Mesquita (Avenida Rotary, 304, Vila Endres) – Entrada: um produto de limpeza
 
06/04 – sábado – às 14h – 9ª Caminhada de Conscientização sobre o Autismo
 
Local: Praça Getúlio Vargas, Centro
 

Posso ajudar?