Cidades

Guarulhos terá 30 Pontos de Cultura até fim de 2012, diz secretário

Locais oferecem cursos gratuitos à comunidade e têm apoio do MinC

Após anunciar no início do mês passado o lançamento do primeiro grupo de Pontos de Cultura, o secretário de Cultura, Hélio Arantes, disse que Guarulhos deverá ter 30 pontos até o fim do mandato do prefeito Sebastião Almeida, em dezembro de 2012. "Quando iniciamos os trabalhos eram apenas quatro. Hoje temos oito e em breve serão 17. A intenção é deixar 30 pontos até o final de nossa administração", disse o secretário.

As oito unidades que já estão em funcionamento oferecem cursos gratuitos para a população. Dança, artesanato, artes plásticas, capoeira e culinária são algumas das atividades que têm inscrições abertas em diversas regiões. "Os Pontos de Cultura devem atender a cidade como um todo e não apenas a região central. Por isso não vamos concentrá-los, e sim, espalha-los pela região periférica da cidade", disse. "É preciso trabalhar muito as regiões da periferia e dar espaço aos artistas que vivem nessas regiões", acrescentou o secretário.

O projeto, que é uma parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Cultura, faz parte de uma ação prioritária do Programa Mais Cultura, do MinC. A iniciativa firma convênios, por meio da seleção por editais públicos, nos quais as entidades são responsáveis por articular e impulsionar as ações já existentes nas suas comunidades.

Posso ajudar?