A partir deste sábado (15), quatro escolas estaduais de Guarulhos estarão de portas abertas para receber 278 estudantes em aulas preparatórias para competições científicas, como a Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e a Omasp (Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo). As unidades participantes são: EE Valdivino de Castro Pereira, EE Professor João Luiz de Godoy Moreira, EE Professora Alice Chuery e Parque Jurema III.
A iniciativa faz parte do projeto Escolas Olímpicas, promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Ao todo, 46 unidades da capital e da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) estarão envolvidas, com a participação de mais de 2.300 estudantes.
Nos encontros semanais, os alunos terão aulas de matemática e suas tecnologias, conduzidas por professores da rede estadual. As turmas são organizadas em três níveis:
- Nível 1: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
- Nível 2: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- Nível 3: Ensino Médio (1ª a 3ª série)
Participação e frequência
Podem participar tanto medalhistas de olimpíadas anteriores quanto estudantes interessados, desde que haja anuência da escola e da diretoria de ensino. A frequência será rigorosamente monitorada, e faltas consecutivas sem justificativa podem resultar no desligamento do projeto.
“O projeto Escolas Olímpicas busca fortalecer a cultura das olimpíadas científicas no estado e proporcionar a estudantes talentosos um ambiente de aprendizado estimulante e competitivo. A expectativa é que essa iniciativa contribua para a formação de futuros talentos acadêmicos e impulsione a excelência no ensino público paulista”, diz o coordenador do projeto, Roberto Serra Campos Júnior.
Além de Guarulhos, outras cidades da RMSP também receberão o projeto, como Barueri, Caieiras, Cajamar, Embu das Artes, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Itapevi, Mairiporã, Osasco e Taboão da Serra.
Em 2024, a Seduc-SP também lançou as primeiras edições das Olimpíadas de Matemática (Omasp) e Redação (Redasp) exclusivas para a rede estadual, com a participação de mais de 127 mil alunos na Omasp e 121 mil na Redasp.