Nesta quinta-feira (1º) a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) anunciou os atletas que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que acontecem entre os dias 23 de julho e 8 de agosto. Thiago Moura, no salto em altura, e Alexsandro Melo, no salto triplo e em distância, foram convocados. Ambos treinam em Guarulhos.
Thiago treina na cidade desde a infância e representou o país em todas as categorias de base. Em 2019, fora do Mundial universitário por conta de uma lesão, foi cortado dos Jogos Pan-Americanos. Feliz pela vaga inédita e a virada na carreira, ele falou da emoção ao ouvir seu nome na lista final. “É uma sensação incrível ver um grande sonho se realizando. Era o maior objetivo na minha carreira. Pertencer a um grupo olímpico é inexplicável”, disse.
Já Alexsandro Melo veio a ser convocado para a seleção brasileira apenas na fase adulta e não saiu mais. Entre os nomes na lista oficial nas Olimpíadas do Rio, em 2016, foi cortado devido a uma lesão. Aliviado pela vaga no Japão, “Bolt”, como é chamado, não se conteve de tanta alegria pela conquista. “Incrível. Estou esperando por isso há muito tempo. É um momento histórico”, disse.
Os dois atletas são treinados pelo professor Neilton Moura, pai de Thiago. Neilton acompanha a carreira deles há muitos anos e viu de perto o empenho e dedicação durante os treinamentos, torneios, viagens e outras barreiras que encontraram nessa trajetória até os Jogos Olímpicos. “Como pai, sinto-me aliviado, e, como treinador, orgulhoso pela vaga inédita deles. Vencemos muitos obstáculos para chegarmos até aqui, inclusive a própria pandemia, que limitou demais os treinos e torneios. Grato também a tanta gente que contribuiu para que eles estivessem nessa lista hoje”, afirmou.