Em vistoria à última fase das obras da extensão da Linha 13-Jade da CMPT, em Guarulhos, o governador Geraldo Alckmin afirmou, na manhã desta sexta-feira (2), que a cidade terá o maior viaduto ferroviário estaiado em curva do mundo.
O viaduto passa sobre as rodovias Hélio Smidt e Ayrton Senna, intregrando duas estações em Guarulhos (que devem ser entregues até março) ao sistema metroviário, ligando sobre trilhos a cidade à capital. A obra teve início em 2013 e tem 12 km de extensão. O investimento total foi de R$ 2,3 bilhões.
Alckmin esteve no “beijo” – encontro do concreto que liga os dois lados do viaduto – e confirmou o funcionamento das duas estações, Cecap e Aeroporto entre março e a primeira semana do mês de abril.
Com a conclusão desta etapa os trabalhadores devem instalar agora os trilhos e a rede aérea do trem. As operações devem ter início aos finais de semana, sem cobrança de tarifas. Um mês após a inauguração os passageiros poderão usar o trem todos os dias, passando a se tornar comercial até maio.
No mês de julho será implementado um trem expresso, com partidas programadas a partir da Estação Luz, em São Paulo, com destino ao aeroporto. Serão quatro horários de ida e volta, com percurso de 32 minutos. Para esta operação foi aprovado um orçamento de R$ 5 milhões em obras que devem ser usados para reformas de plataformas, coberturas e novo elevador, no ponto inicial.
Os passageiros que vão utilizar o serviço até o aeroporto devem ser recebidos por um serviço de transfer disponibilizado pela GRU Airport. O transporte tem duração de sete minutos e passará por todos os terminais do aeroporto. Alckmin afirmou ainda que é possível viabilizar a extensão da linha até Bonsucesso. O projeto segue sob análise.