Esportes

Guarulhos terá projeto pioneiro que une o futsal à leitura e reforço escolar

Fotos: Jaqueline Soares

Guarulhos será pioneiro em um projeto que tem como objetivo aliar o esporte à educação, por meio da leitura e do reforço escolar. O Estuda, Atleta, elaborado e desenvolvido pelo Harpias, será implantado em abril no bairro do Itapegica.

O intuito do programa é desenvolver homens e mulheres com idade entre 10 e 14 anos por meio da oficina de futsal, com treinos semanais, programados antecipadamente em sistema, divididos em trabalhos técnicos de fundamento, físicos e coordenativos e de situações de jogo. Além disso, ao término da aula, o jovem passará por um reforço escolar, que consiste em aulas de uma hora, variando português e matemática, com professores graduados. Por fim, bimestralmente, é obrigado a ler um livro de sua escolha dentro das opções disponíveis e apresentar um resumo ou redação da obra.

Um levantamento de 2021 realizado pela plataforma CupomValido, que reuniu dados da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Statista e Ernst & Young, mostrou que dos 360 mil jogadores registrados no Brasil, apenas 25% têm o esporte como principal fonte de renda. Contudo, cerca de 55% da categoria vive com remuneração de até um salário-mínimo. Outros 33% ganham até R$ 5 mil e somente 12% têm rendimentos acima desse valor. A pesquisa ainda relata que o futebol movimenta R$ 52 bilhões só no Brasil, mas que 80% desse valor está concentrado em 7% dos atletas.

Um outro estudo, revelado no artigo Jogadores de Futebol no Brasil, publicado em 2011 pela Revista Brasileira de Ciências do Esporte, expõe que a probabilidade de uma criança se tornar um profissional dos gramados é de apenas 1,5%. A baixa chance de “vingar” no esporte não frustra o sonho, vivido por 63,8% dos meninos brasileiros e 34% das meninas, de acordo com pesquisa da Centauro, realizada em parceria com a Consumoteca, em 2022.

“O percentual de sucesso, julgado pela sociedade como o atleta que “vinga”, é muito baixo. Primeiro, precisamos evitar a frustração, sem que o jovem deixe de sonhar com o que ele ama, mas também apresentando opções que são obtidas por meio do estudo, além disso, ele pode trabalhar com o esporte sem ser um jogador, jogadora ou, até mesmo, ser feliz como um atleta de fim de semana. Mas, mesmo que essa pessoa consiga se sustentar jogando futsal ou futebol, o estudo será essencial no gerenciamento da carreira. Não dá para fugir disso”, explica Lucas Canosa, Diretor Responsável do Harpias e criador do Estuda, Atleta.

“Nós atendemos 230 atletas em Guarulhos nas nossas unidades de Desenvolvimento, trabalhando com futsal, futebol, ginástica, karatê e voleibol. Já explicamos essa metodologia. Contudo, agora vamos também trabalhar com camadas mais vulneráveis financeiramente para levar de forma mais adequada o nosso método a pessoas que, por vezes, são esquecidas pela sociedade”, acrescenta Canosa.

Serão criadas inicialmente 70 vagas para meninos e meninas nascidos entre 2011 e 2016, com aulas semanais no período da manhã na quadra ACC, localizada na Rua Cavadas, 1948, no bairro de Itapegica. Para participar, o atleta deve ser matriculado e frequenta nas aulas em escola pública, além de nunca ter frequentado academias esportivas pagas.

O programa é gratuito, mas exige frequência em 75% dos treinos e reforços, além da leitura do livro bimestral com apresentação do trabalho. Para conhecer ou verificar a disponibilidade de vagas, o Instagram é o @harpiasfut e o Whatsapp (11) 9 9835-1144.

Posso ajudar?