Ficará mais difícil cometer discriminação racial – de qualquer natureza – e sair impune em Guarulhos. Começa a funcionar às 15h desta terça-feira, dia 24, o serviço SOS Racismo na cidade. O SOS Racismo vai funcionar no acolhimento às vítimas de discriminação étnico-racial, religiosa ou intolerância correlata (aquela dirigida a nordestinos, por exemplo), orientar, prestar atendimento social e psicológico à vítima e providenciar o encaminhamento jurídico.
Ao todo, 7 funcionários estarão na linha de frente do serviço de combate à discriminação racial, entre os quais, atendentes, assistentes sociais e psicólogos. Os atendimentos serão realizados no Centro de Referência da Cultura Negra e Igualdade Racial – Xikelela, na av. Doutor Timóteo Penteado, 4114 – Vila Galvão, de segundas a sextas-feiras, das 8h às 17h.
“O SOS Racismo está respaldado na Lei n°7309, de 10 de setembro de 2014, e é uma
ferramenta fundamental para o enfrentamento do racismo, discriminação religiosa e da intolerância, ao mesmo tempo que acolhe às vítimas”, afirma a coordenadora da Igualdade Racial, Edna Roland.
O SOS Racismo de Guarulhos é o segundo serviço com essa finalidade criado no Estado de São Paulo, demarcando o pioneirismo da cidade na implementação das políticas de igualdade racial.
A inauguração do serviço contará com apresentação cultural da Banda Ivans e da
Cantora Cellia Nascimento, que apresentará canções como o Hino a África do Sul, Canto das Três Raças, Zumbi, entre outras.
As pessoas poderão acessar o SOS Racismo através do telefone 2402-1000, pelo e-mail [email protected], ou ainda pessoalmente, no Centro de Referência da Cultura Negra e Igualdade Racial – Xikelela.
Serviço
Inauguração do SOS Racismo
Local: Centro de Referência da Cultura Negra e Igualdade Racial – Xikelela, à av. Doutor Timóteo Penteado, 4114 – Vila Galvão.
Horário: 15h.