Cidades

Guarulhos vai abordar veículos de outras cidades e proibir consumo de álcool em público

Barreiras serão feitas nas entradas da cidade para sensibilizar motoristas com placas de outros municípios sobre a necessidade de evitar o deslocamento para Guarulhos

Em transmissão ao vivo na tarde desta sexta-feira, 26/3, o prefeito Guti anunciou a assinatura de mais um decreto, endurecendo as regras de combate à pandemia do coronavírus em Guarulhos. Entre outras coisas, as novas medidas atingem os guarulhenses que precisam frequentar os supermercados, atividade essencial que tem o funcionamento liberado.

O prefeito reforçou a determinação, já anunciada anteriormente, que limita a uma pessoa por família a ação de realizar compras. A novidade é que, a partir da próxima segunda-feira, 29, os estabelecimentos deverão observar o distanciamento de dez metros entre os clientes, número quase dez vezes superior ao 1,5 metro exigido pelos órgãos oficiais de saúde.

O motivo para as restrições, segundo Guti, é que, diante do fechamento das áreas de lazer, como parques e shoppings, muitas famílias tem utilizado os supermercados como forma de relaxamento, transformando os locais em possíveis polos de contaminação.

Consumo de bebidas alcoólicas

Outra medida anunciada pelo prefeito é a de proibir o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos. A medida também passa a valer na próxima segunda-feira, 29. “Não vai poder comprar bebida em adega ou mercado e ir beber na pracinha. A GCM está orientada a abordar, recolher o produto e, em casos extremos, levar a pessoa até à delegacia por infração ao artigo 28 do Código Penal, que fala sobre a desobediência a determinações em favor da saúde pública”, explicou o secretário de Segurança, Márcio Pontes, que participou da live com o prefeito.

Pontes afirmou ainda que forças de segurança vão agir em conjunto já a partir desta sexta-feira para ampliar a fiscalização. “Viaturas farão barreiras móveis em pontos estratégicos da cidade. Temos apoio da SDU, da GCM, da Polícia Militar e das Polícias Rodoviárias Federal e Estadual. Nas entradas da cidade, pelas rodovias, vamos abordar veículos com placas de outras cidades para saber o motivo da visita a Guarulhos, a fim de sensibilizar sobre o momento delicado”, completou.

“O que a gente não quer é levar alguém preso, é ter que intensificar a fiscalização. Mas precisamos estar juntos nessa luta. Seja parceiro da cidade, da sua família, dos seus amigos. Não tem vacina para todos ainda”, afirmou Guti.

As ações são anunciadas na mesma data que o Estado decretou a prorrogação da fase emergencial do Plano São Paulo para o dia 11 de abril.

Posso ajudar?