Cidades

Guarulhos vai oferecer teste rápido de Covid-19 durante todo o mês

A Prefeitura anunciou durante a semana que recebeu 40 mil testes de coronavírus do Ministério da Saúde e vai aproveitá-los para aumentar os diagnósticos na população em uma ação que vai durar todo o mês de agosto, com 73 pontos de testagem.

Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados pelo novo coronavírus, os chamados contactantes, já podem procurar uma das 69 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarulhos para agendar o teste rápido da Covid-19. Apenas a palavra será o suficiente para que o exame, cujo resultado é entregue em 15 minutos, seja realizado. Ou seja, não será preciso comprovar o contato.

Além disso, a partir da próxima semana, o município também realizará mutirões para a testagem da população que teve proximidade com o vírus, sendo os primeiros nos dias 6 e 7 de agosto, das 9h às 15h, na tenda do Bosque Maia, onde não será necessário agendamento prévio. Para fazer o exame, basta levar documento de identidade e cartão do SUS.

Os mutirões, que serão realizados todas as quintas e sextas-feiras do mês de agosto, sempre no horário acima, contemplarão as quatro Regiões de Saúde da cidade. Nos dias 13 e 14 ocorrerá no Terminal de Ônibus da Vila Galvão (rua Cristiane, 1, Vila Alice); nos dias 20 e 21, no Terminal de Ônibus Pimentas (estrada Juscelino Kubitschek de Oliveira, 4.494, Jardim Albertina); e nos dias 27 e 28 no Supermercado Comercial Esperança (estrada Guarulhos Nazaré, 4.201, Jardim São João).

A equipe que atuará nos mutirões será composta por profissionais das Regiões de Saúde com o apoio dos técnicos regionais e da Secretaria da Saúde. Estarão envolvidos na ação auxiliares de enfermagem, enfermeiros, atendentes do SUS e um médico para orientar aqueles que testarem positivo para Covid-19.

Além de pessoas que tiveram contato com pacientes infectados pelo novo coronavírus, podem realizar o teste rápido motoristas de transporte público, entregadores de compras por aplicativos ou delivery e trabalhadores da área de segurança pública. A testagem será feita por meio de uma picada no dedo e o resultado fica pronto em 15 minutos. O objetivo da ação é ampliar o acesso da população ao exame.

O secretário de Saúde de Guarulhos, José Mário Clemente, admitiu que a testagem não é a melhor forma de notificar a doença, já que alguns testes podem resultar o “falso negativo”. Contudo, garante que haverá uma equipe disponível nos locais para atender a população. “Se der positivo, você será notificado, passará pelo médico e colocado em quarentena domiciliar”, completou o médico.

Último dia de teste PCR gratuito na capital

O Instituto Butantan, vinculado à Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo, está promovendo, até o fim da tarde desta segunda-feira, 3/8, um drive-thru de testagem diagnóstica PCR gratuita de COVID-19 para a população no Shopping SP Market, localizado na Zona Sul da capital paulista. A ação é um piloto e voltada a pessoas assintomáticas para detectar a presença do vírus, ou seja, o exame irá verificar se a pessoa está com infecção em fase aguda.

A testagem acontecerá das 08h às 17h no estacionamento do shopping, onde serão distribuídas senhas para a realização do limite de 200 testes por dia. Será permitida a entrada apenas de carros de passeio. Os participantes preencherão um formulário e terão amostras das narinas e garganta coletadas por uma equipe de técnicos do Butantan para análise no laboratório do próprio Instituto. Após a coleta, os resultados serão enviados em até 72 horas por e-mail.

Posso ajudar?