Inclusão

Guarulhos vence pela terceira vez o campeonato artístico-literário para crianças surdas

Pela terceira vez os alunos surdos da Prefeitura de Guarulhos venceram o Campeonato Artístico Literário do #CasaLibras, uma iniciativa do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos que promove uma valiosa troca de experiências entre educadores e estudantes da comunidade surda de diferentes escolas do Brasil. Guarulhos ganhou as três edições do evento: 2000, 2022 e 2024, uma conquista importante para a inclusão e o protagonismo dos alunos surdos da rede municipal.

O concurso ocorreu de forma presencial nas escolas e o anúncio dos vencedores ocorreu durante a live divulgação no dia 22 de novembro, no canal do #CasaLibras no Youtube (https://www.youtube.com/@CasaLibrasUFSCar). As produções foram analisadas e selecionadas depois de uma criteriosa avaliação com foco na educação bilíngue de surdos concretizada por meio de um trabalho coletivo, que valoriza iniciativas que promovem práticas educativas em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O evento contou ainda com o apoio do Ministério da Educação ao programa #CasaLibras, que incentiva a continuidade das práticas voltadas para a educação bilíngue de crianças surdas no país. Ao todo o campeonato teve 98 inscrições, sendo 40 escolas de diferentes regiões do Brasil, com mais de 480 alunos participando.

“Os trabalhos tiveram como proposta a produção coletiva de uma releitura do quadro Campo de Girassóis, de Van Gogh, com a inserção de elementos culturais surdos a partir da visualização de imagens e vídeos voltados à literatura sobre a vida e a obra do pintor. Em seguida, os alunos se envolveram na gravação de um vídeo coletivo em Libras fazendo uma descrição do quadro e do processo de produção dele, inclusive narrando fatos da vida de Van Gogh e de Claudio Mourão (poeta surdo)”, explica Rafael Miguel, professor bilíngue e coordenador do programa educacional Bilíngues de Surdos, da rede municipal.

Premiação

Nesta edição, além da releitura da obra Campos de Girassóis, as atividades promoveram um espaço inclusivo e dinâmico para o desenvolvimento linguístico das crianças surdas em Libras.

Em Guarulhos, na categoria Educação Infantil, o primeiro lugar foi conquistado pela EPG Crispiniano Soares, com a turma das professoras Silvia Ortiz e Larissa Santos. O terceiro lugar ficou com a EPG Heitor Maurício de Oliveira, por meio das professoras Ennária Leite, Ivone Santana e Roberta Figueiredo.

Vale destacar que a EPG Heitor Maurício de Oliveira é atendida pelo projeto Com Bebês Surdos, o qual consiste no atendimento em Libras a crianças surdas de zero a três anos em unidades escolares da rede municipal de ensino por meio de um professor bilíngue itinerante, além de envolver a interlocução sistemática e o oferecimento de oficinas de Libras às famílias das crianças surdas, bem como a formação continuada dos professores e gestores da escola.

Na categoria Ensino Fundamental I, o primeiro lugar foi o Cemear (Centro Municipal de Educação e Artes) da Prefeitura de Guarulhos, por meio do curso de português como segunda língua, ministrado pelo professor Rafael Miguel. Já o segundo lugar ficou com a EPG Crispiniano Soares, com a turma da professora Letícia Muniz Cunha. Todos os participantes, independentemente da colocação, receberão certificados de participação no campeonato. As escolas também serão certificadas, reconhecendo suas boas práticas educativas voltadas a alunos surdos.

No dia 6 de dezembro os professores vencedores em primeiro lugar serão premiados e homenageados pelo esforço e empenho ao longo de cada etapa do campeonato, que teve início em agosto. O evento será realizado na Universidade Federal de São Carlos.

Alunos vencedores de Guarulhos

Carlos Lorenzo Silva Amorim, Dharen Sebastião Soliano Santana, Heitor Muniz Duarte, Pedro Henrique Rodrigues de Lima, Sophia Rodrigues da Silva, Joaquim Della Rovere, Nicolly Gabriele Araújo de França, Sophia Emanuelly Mazzucato Fanti, Alice Ramos de Brito, Alicia Almeida da Silva, Emilly Nicacio Madruga, Henrique Gabriel Dias da Silva, Laura do Nascimento, Maria Heloísa Pacheco Costa, Guilherme Silva dos Santos, Pyetro Kaue Rodrigues Coimbra Silva, Emanuelly Fernanda Franco de Santana, Davi Lopes Calor e Isis Valentina Soares Ribeiro.

Posso ajudar?