O Guarulhos venceu o rival Flamengo, no clássico da cidade, pelo Campeonato Paulista da 4ª Divisão, por 1 a 0, na manhã deste domingo, 2/06, no Estádio Antônio Soares de Oliveira. O gol da partida foi contra, do goleiro Herilan, que empurrou a bola para dentro involuntariamente depois de cobrança de falta venenosa do meia Douglas Valle. O resultado devolveu ao Índio um lugar no G4 do grupo 6 da competição e, de quebra, embolou de vez a briga pela vaga na próxima fase. Agora, Flamengo, Guarulhos e Mauaense têm 14 pontos e estão a apenas três do líder Suzano e a dois do 5º colocado Mauá, primeiro fora da zona de classificação.
O jogo
Quem começou assustando foi o Guarulhos. Logo no primeiro minuto, após bola dividida, o zagueiro Rômulo, do Corvo, pediu falta, mas o árbitro Leandro Carvalho mandou o jogo seguir. A bola sobrou para Douglas Valle, que apareceu nas costas da zaga do Flamengo, de frente para Herilan. O goleiro saiu para abafar e fez grande defesa, salvando o primeiro gol do Guarulhos.
Aos nove, mais uma chegada do Guarulhos. Arthur fez bom lançamento pra Douglas Valle, na esquerda. Ele invadiu e tocou para trás, mas Shepa arriscou o chute e pegou mal na bola.
Aos 14, a primeira chegada do Flamengo. Após roubada de bola na intermediária, o volante Renato carregou, aproveitou o campo molhado e arriscou de longe. A bola desviou no meio do caminho e obrigou o goleiro Carlos Vinícius a se esticar todo para defender em dois tempos.
Aos 30, o atacante Denílson Piauí encarou o zagueiro Jonatan, do Guarulhos, no mano a mano, ganhou no drible e tentou o chute cruzado, mas, desequilibrado, não acertou a direção. A bola passou pela pequena área e sobrou para Bruno Freitas, na esquerda. Ele levou à linha de fundo e tentou o cruzamento, mas a zaga do Índio afastou.
Seis minutos depois, o lance mais perigoso do primeiro tempo. O lateral Arthur, do Guarulhos, sofreu falta na meia lua da grande área. Douglas Valle bateu bem, mas a bola carimbou a trave direita de Herilan.
Água mole em pedra dura…
Na volta do intervalo, o técnico João Batista, do Flamengo, fez duas alterações. Trocou um zagueiro, Rômulo, por outro, João Elias, e colocou o meia Custódio, ex-jogador do próprio Guarulhos, no lugar de Motta.
Aos 4 minutos, o primeiro lance de João Elias foi uma falta, pela qual ele recebeu cartão amarelo. A bola foi colocada do lado direito do ataque do Guarulhos. Douglas Valle, que já tinha acertado a trave de Herilan, repetiu o lance. Mas, desta vez, a bola voltou, bateu no goleiro do Flamengo e morreu dentro do gol: 1 a 0 Guarulhos.
Com o gol, o jogo ficou aberto e bastante brigado. Ambos os times buscavam o ataque, mas o Guarulhos mostrava mais organização. Aos 36 minutos, o lateral Thomas, do Flamengo, quase empatou. A bola foi cruzada da direita e entraria no ângulo do goleiro Carlos Vinícius, que fez grande defesa.
Para o autor “intelectual” do gol, o resultado foi importante por três motivos. “Além de quebrarmos o tabu de nunca ter vencido o Flamenguinho, fiquei feliz de ter feito o gol e ainda ajudar o time a subir na tabela”, afirmou Douglas Valle ao GuarulhosWeb.
O goleiro Herilan lamentou a infelicidade no lance que decidiu a partida. “A bola bateu na trave, nas minhas costas e entrou. Foi muito azar”, disse. “Estamos tristes pois nas duas últimas partidas a gente impôs nosso jogo, mas falhamos na última bola e acabamos saindo derrotados”.
Ficha técnica
Flamengo 0 x 1 Guarulhos
10ª rodada da 4ª Divisão do Campeonato Paulista
Estádio Antônio Soares de Oliveira
Público: 164 pessoas
Renda: R$ 1.145,00
Árbitro: Leandro Carvalho Silva / Assistentes: Fausto Augusto Moretti e Leandra Aires Cossette
Gol: Herilan, contra, aos 4’2t (Guarulhos)
Cartões amarelos: Victor Hugo, 43’1t, Machado, 11’2t, Balotelli, 27’2t (Guarulhos); João Elias, 2’2t, Thomas, 36’2t (Flamengo)
Flamengo: Herilan, Thomas, Rômulo (João Elias), Gustavo Machado, João Paulo, Mateus Pit, Bruno Freitas, Renato, Denílson Piauí, Motta (Custódio) e Matheus Alves (Vitinho). Técnico: João Batista
Guarulhos: Carlos Vinícius, Alan, Jonatan, Machado, Arthur, Victor Hugo, Breno, Douglas Valle (Lucas), Shepa, Balotelli e Gabriel (Gustavo). Técnico: Edu Miranda
Classificação – Grupo 6
1º União Suzano – 17 pts
2º Flamengo – 14 pts
3º Guarulhos – 14 pts
4º Mauaense – 14 pts
5º Mauá – 12 pts
6º Barcelona – 7 pts
7º Jabaquara – 2 pt