Um dia após o Comitê de Medidas de Vigilância em Saúde do Governo de São Paulo voltar a recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados, a Prefeitura de Guarulhos informou ao GuarulhosWeb que vai adotar a medida no município.
“A Prefeitura de Guarulhos segue a posição do Estado e passa a recomendar o uso de máscaras em locais fechados”, respondeu, em nota, a gestão à reportagem.
A recomendação acontece após um balanço de oito mortes em maio, o menor número de mortes em decorrência da Covid-19, desde o primeiro mês da pandemia, em março de 2020. O Estado definiu que cada prefeitura poderia decidir se optaria por recomendação ou determinação. Em entrevista à CBN, o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou que São Paulo não determinaria o uso do utensílio. “A medida não será retomada frente aos índices que, a despeito de terem elevado, ainda estão muito distantes daquilo que nós tivemos no pico causado pela variante Ômicron do coronavírus, no início de 2022. Na ocasião, nós tínhamos quase 11,3 mil pessoas internadas, sendo 4,1 mil em UTIs”, disse.
O estado parou de exigir o uso da máscara contra a Covid-19 em ambientes fechados no dia 17 de março. A proteção continuou obrigatória apenas em transporte públicos, como veículos de aplicativo, ônibus, metrô, trens e respectivos locais de acesso (embarque e desembarque), além de unidades de saúde, como hospitais, UBS e consultórios.