Cidades

GuarulhosWeb bate recorde de audiência com a cobertura sobre enchentes

Segundo o Google Anaylitics, principal ferramenta de medição de acessos à internet, neste dia 11 de março, o GuarulhosWeb obteve 113.375 visualizações, a partir de 38 mil usuários diferentes, uma marca que indica um novo recorde de acessos em Guarulhos em um único dia. Com estes números, o primeiro site de notícias em tempo real da segunda maior cidade de São Paulo se aproxima das 800 mil visualizações no período de 30 dias e consolida sua posição entre os 4 mil mais visitados em todo o Brasil, segundo aponta o Alexa, auditor mundial de web.  
 
O resultado do GuarulhosWeb foi obtido durante a cobertura das enchentes ocorridas em Guarulhos desde a noite de quinta-feira, dia 10, e sexta-feira, 11, que deixaram um homem morto por afogamento e uma mulher grávida desaparecida na região do Baquirivu. Dezenas de bairros sofreram com alagamentos. O trânsito ficou caótico desde a noite em que a forte chuva, que atingiu mais de 160 mm em algumas regiões da cidade, caiu. 
 
Desde o primeiro momento, com a colaboração de mais de 200 leitores, que encaminharam mensagens com fotos e vídeos pelo WhatsApp, além da equipe de reportagem que foi para às ruas, o GuarulhosWeb fez dezenas de publicações para mostrar a situação de Guarulhos em tempo real, uma prática que já tem 16 anos para o portal. 
 
“O crescimento do GuarulhosWeb ocorre em um momento de avanço das redes sociais. Porém, diferente delas, o portal é um veículo de comunicação, que checa as informações. Por mais que as pessoas recebam notícias via Facebook, Twitter, Instagram, elas buscam os sites sérios para se certificarem da veracidade dos fatos. Sites que apenas reproduzem as redes não têm credibilidade”, explica Ernesto Zanon, diretor do GuarulhosWeb.
 
Outro fator que explica a grande audiência, além da credibilidade conquistada ao longo de 16 anos, é a ausência da grande mídia e de veículos fortes de tempo real em Guarulhos, segundo Zanon:  “A Rede Globo, nesta sexta-feira, fez uma grande cobertura sobre as enchentes em toda a região metropolitana. Mas havia cidades em situação bem pior do que em Guarulhos. Logo, o foco da emissora foi para lá e nossa cidade ficou em segundo plano. Neste sentido, o GuarulhosWeb se torna a primeira opção para saber o que ocorre por aqui em tempo real”. 
 
Zanon aproveita, mais uma vez, para agradecer as centenas de mensagens que o WhatsApp do GuarulhosWeb recebeu ao longo de todo o período de chuvas. “Foram muitas mensagens, muitas inclusive de locais que nem apareceram nos relatórios oficiais. Diante da grande demanda, precisamos priorizar os caos mais graves, deixando de fora alguns deles. Mas todos foram lidos e respondidos. Essa participação da população é uma forma de fazer as pessoas participarem efetivamente do processo da comunicação”, encerra. 
 

Posso ajudar?