Variedades

GuarulhosWeb participa da abertura do seminário sobre fake news na UNG

Estudantes de graduação em direito e em jornalismo da universidade Univeritas/UNG participaram, nesta segunda-feira, 24/09, da abertura do seminário “Jornalismo – entre o fato e a fake”, promovido pela Subsecretaria de Comunicação da Prefeitura de Guarulhos (Secom) e a própria UNG, no auditório da instituição. O editor do GuarulhosWeb, Paulo Manso, foi um dos participantes da mesa redonda com os jornalistas da mídia local, que discutiram como se dá a checagem de notícias no dia a dia das redações.
 
“É preciso sempre ouvir fontes oficiais. Sempre. As informações chegam à redação em uma velocidade grande e não dá para confiar em tudo, por mais real que elas pareçam”, afirmou Paulo, antes de relembrar casos em que a apuração cuidadosa resultou em matérias que desmentiam informações falsas (como no caso de supostos novos radares na Dutra) ou evitavam criar pânico (como no caso do tremor sentido em shopping na cidade). “É difícil combater a produção de fake news. O que devemos promover, todos nós, é uma mudança cultural, uma alfabetização digital para melhor identificarmos as fake news antes de propaga-las”.
 
Participaram da mesa redonda os editores Rosana Ibanez, da Folha Metropolitana, Valdir Carleto, do Click Guarulhos, e Roberto Samuel, do programa Tribuna Livre. A abertura do seminário foi da professora Rachel Silva e do subsecretário Rodrigo Buffo, da Secom. O primeiro palestrante da noite foi o advogado especialista em direito eleitoral Alexandre Ramos, que explicou para os estudantes os processos que antecedem o período eleitoral até o momento das propagandas, abordando as fake news e suas consequências. Os estudantes puderam tirar suas dúvidas sobre o tema e interagir com os participantes. 
 
Nesta terça-feira, 25/09, o seminário segue com a apresentação do tema “Mentir é fácil demais”, pelo diretor de Comunicação da Prefeitura Ernesto Zanon. Em seguida, os jornalistas Bandana (vlog Fala Bandana) e Vitor Guedes (jornal Agora S. Paulo) apresentarão o tratamento das notícias falsas no esporte. A jornalista da Record TV, Beatriz Casadei, encerra o evento com abordagem sobre o tratamento de pauta e reportagem em rede nacional de televisão.
 
Serviço
Seminário “Jornalismo – entre o fato e a fake”
Terça-feira, 25/09, às 19h30
Entrada gratuita
UNG – Praça Teresa Cristina, s/nº – Auditório F 
 

Posso ajudar?