Eum um inofmativo, a Guarupass, entidade que congrega as empresas de ônibus de Guarulhos, informa que os salários de motoristas e cobradores, que deveriam ser quitados até o quinto dia útil de abril, só serão creditados nas contas dos funcionários no próximo dia 12. O vale, previsto para dia 20, só sairá no dia 26. O motivo apresentado são as dificuldades financeiras enfrentadas e a crise econômica.
Ainda segundo a Guarupass, o comunicado antecipado tem o objetivo de manter transparência na relação com os funcionários. As empresas que atrasarão os salários são a Guarulhos, Vila Galvão, Arujá, Campos do Ouros e Arujá. Ou seja, viações que atuam tanto no sistema municipal como nas linhas da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).
A entidade informa que o detalhamento dos pagamentos serão enviados aos órgãos competentes e ao sindicato da categoria.
Em dezembro, por causa de atrasos no pagamento dos salários, as empresas Campo dos Ouros e Viação Atual deixaram de atender a população por dois dias seguidos. Os trabalhadores só voltaram ao trabalho após o depósito dos salários nas contas dos condutores.