O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta sexta-feira que teve uma "longa conversa" na quinta-feira nesta sexta-feira, 8, com a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, sobre acordos de tributação. Yellen tem sido uma das principais defensoras de um acordo por um imposto mínimo global.
Nesses diálogos, segundo Guedes, ele também pediu ajuda para posicionar melhor o Brasil junto à União Europeia e em sua candidatura à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), principalmente devido à reputação ambiental do País.
O ministro argumentou que o Brasil tem o que apresentar na área de sustentabilidade e também tem interesse em fazer aprimoramentos nessa frente, mas "é muito mais fácil só disparar críticas e dizer que temos má imagem".
À frente do Tesouro norte-americano, Yellen já afirmou que a questão ambiental e investimentos sustentáveis serão foco de governo de Joe Biden.
Para Guedes, o Brasil "merece ser bem representado em bancos internacionais" e em outros organismos, inclusive para que eles "estendam a mão" ao País e ajudem na construção de um "padrão-ouro" na área de sustentabilidade.