A 12ª edição da Guerra de Robôs da Faculdade Anhanguera de Guarulhos traz o combate de máquinas e novas modalidades de competição. O evento acontece até 28 de novembro (sexta-feira), no saguão do campus I da instituição com entrada gratuita.
Robôs criados pelos alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Tecnologia em Automação Industrial disputam cada combate com força, estratégia e agilidade em uma arena retangular e de superfície lisa com 2,8 m de comprimento, por 1,8 m de largura, 0,3 m de altura e duas rampas de acesso de 0,90 m. Esse ano competirão 165 equipes distribuídas nas sete categorias. Um verdadeiro show de apresentação das máquinas envolvendo toda a comunidade acadêmica dos cursos de Engenharias e Tecnologia.
A grande novidade é o Combate Featherweight Destroyer (com dimensões de 50 cm, 60 cm, 50 cm), em que os robôs arrancam pedaços de seus adversários em uma arena fechada. Outra categoria que agita o evento é o Futebol de Robôs Sumô sem fio (dimensões de 30 cm, 30 cm, 10 cm), que continua forte na competição. As regras da partida, com duração de dois minutos, envolvem dois jogadores robóticos que precisam conduzir uma pequena bola ao gol em um campo de 3,60m por 2,70m. A equipe vencedora será a que tiver o maior saldo de gols. Em caso de empate, a prorrogação será de um minuto. Nas disputas de classificação, a prorrogação será de 30 segundos.
As demais modalidades de competição são: Robô Sumô com fio peso leve (até 7 kg e dimensões de 35 cm, 35 cm, 35 cm); Robô Sumô com fio peso médio (até 9 kg e dimensões 40 cm, 40 cm, 40 cm); Robô Sumô sem fio peso pesado (até 15 kg e dimensões 45 cm, 45 cm, 45 cm). Os robôs que competem nestas categorias poderão ter sistema de expulsão ou alavanca para arremessar o oponente para fora da arena, antes não permitido em regulamento. Também são categorias: Robô segue faixa analógico – Speed Racer (dimensões de 20 cm, 20 cm, 20 cm), e Robô segue faixa microcontrolado – Estrategista (dimensões 25 cm, 25 cm, 25 cm). Cada equipe deve conter de dois a seis alunos.
A Guerra
Uma arena retangular recebe mais de 165 robôs preparados para entrar em choque contra o adversário. Na fase classificatória vence quem tirar o outro do tatame no tempo de um minuto e, em caso de empate, vence o de menor peso. Em caso de vitória, a equipe ganha 3 pontos e em caso de empate, será atribuído 1 ponto para cada equipe. Na fase eliminatória (Oitavas de finais, Quartas de finais e Semifinais) as disputas serão realizadas em menos de três rounds. Se ocorrer parada dos dois robôs no tatame será disparado um tempo de 30 segundos, ao término, vence o de menor peso. No caso de terminado o combate e os dois robôs continuarem no tatame, vence o de menor peso.
Na final, a disputa será realizada em menos de cinco rounds. Se ocorrer parada dos dois robôs no tatame será disparado um tempo de 30 segundos, ao término, vence o de menor peso. No caso de terminado o combate e os dois robôs continuarem no tatame, vence o de menor peso. Em caso do robô estar fora dos padrões, de acordo com o regulamento, será desclassificado por W.O.
Além da construção dos robôs os estudantes são avaliados pelos docentes por meio de apresentação prévia das máquinas, com detalhamento de métodos e materiais utilizados; protótipo do robô, contendo chassi, motores, dispositivos e mecanismos de combate e itens de segurança; apresentação do robô funcionando por completo, para averiguação de medidas, mobilidade, força, peso e comunicação; relatório completo do projeto com o desenvolvimento do projeto mecânico e eletroeletrônico, resultados, conclusão, referencias bibliográficas e apêndice (fotos, desenhos e especificações dos componentes mecânicos e elétricos); artigo técnico, além de produzirem camisa personalizada da equipe.
“O objetivo da Guerra de Robôs é promover um evento atrativo para todos, além de incentivar que os alunos apliquem seus conhecimentos teóricos na construção das máquinas, aliando técnica e criatividade”, afirma o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Anhanguera de Guarulhos, professor Wagner Marques Rossini.
Personagens famosos também fazem parte da atração, interpretados pelo professor Rossini. Reconhecido entre os alunos, o docente já se caracterizou de Batman, Homem Aranha, Robô Bumblebee, personagem carismático do filme Transformes, Darth Vader, principal vilão da série Star Wars, e Homem Aranha. Para esta edição, o personagem ainda é suspense. “Todos os anos os alunos esperam ansiosos para ver no que irei me transformar, o que instiga ainda mais a curiosidade e o interesse pelo evento”, conta o professor.
A 12ª Guerra de Robôs da Faculdade Anhanguera de Guarulhos é gratuita e aberta ao público, e acontece até o dia 28 de novembro, das 19h10 às 22h50. Interessados em assistir as competições podem comparecer ao campus I da instituição, localizado na Rua do Rosário, 300 – Centro – Guarulhos/SP.
Serviço:
12ª Guerra de Robôs
Data: até 28 de novembro, das 19h10 às 22h50
Local: Faculdade Anhanguera de Guarulhos – Campus I
Endereço: Rua do Rosário, 300 – Centro – Guarulhos/SP
Entrada gratuita