Um encontro de gigantes – e de pequenos também. Na última segunda-feira, 19, o <i>Guinness Book</i>, o Livro dos Recordes, promoveu uma reunião na Califórnia, nos Estados Unidos, entre duas figuras bastante diferentes: o homem mais alto do mundo e a menor mulher viva do planeta, Sultan Kösen e Jyoti Amge, respectivamente.
<a href="https://twitter.com/aa_balkans/status/1759696419902861680?" target=_blank><u>Veja aqui</u></a>
O casal esteve lado a lado pela primeira vez em 2013, quando participaram do programa chinês <i>Guinness World Records TV</i>. Em 2018, eles também compartilharam um momento ao posarem juntos durante uma viagem às pirâmides do Egito.
O turco Sultan Kösen, de 41 anos, tem 2,51 de altura e sofre uma condição conhecida como gigantismo, um aumento causado devido a crescimentos anormais de tumores na glândula pituitária, localizada no cérebro. Por isso, ele também tem problemas de mobilidade e precisa usar uma bengala para se locomover.
Além do recorde de altura, Kösen também é detentor do título de homem com as maiores mãos do mundo, que medem 28,5 centímetros do pulso até a ponta do dedo mindinho.
Já a indiana tem 30 anos e mede 62,8 centímetros de altura. Para termos de comparação, Jyoti tem a estatura menor que a de uma criança de 2 anos. Ela é portadora de acondroplasia, uma das formas mais comuns de nanismo, e também pode ser reconhecida por muitos fãs de terror devido à sua participação na série American Horror Story.
Segundo a publicação do Instagram oficial do <i>Guinness Book</i>, a dupla vem trabalhando em um projeto secreto para a televisão, mas não existem mais informações sobre a empreitada, como data de lançamento e até mesmo título.