Cidades

Guti admite flexibilizar regras de isolamento preservando saúde da população 

Decreto publicado em 19 de março com regras de isolamento social vence na quarta-feira, dia 22. Flexibilização ou não será anunciada até esta terça-feira

 O prefeito Guti (PSD) voltou a falar em possível flexibilização nas regras de isolamento social em Guarulhos ao fim do decreto que termina na próxima quarta-feira, dia 22. Em live transmitida no final da tarde deste domingo, ele explicou que está se reunindo diariamente com secretários que atuam no comando do combate ao coronavírus, inclusive nestes dias do feriado prolongado, para definir as novas regras. “Queremos abrir Guarulhos o mais rápido possível. Mas devemos ter responsabilidade para não gerar o colapso no sistema de saúde municipal. Reunimos nossos secretários nesta manhã para traçar alguns cenários possíveis, mas a palavra final será do médico José Mario Stranghetti Clemente, secretário de Saúde, que é nossa maior autoridade neste tema”.  

Guti lembrou que os números seguem preocupantes. Ele se referiu sem citar a uma reportagem publicada neste domingo pelo GuarulhosWeb que mostrou que o número de casos dobrou na cidade em nove dias e o número de mortes triplicou. “A situação é ainda bem complicada. Não podemos nos arriscar neste momento, mas estamos vendo junto às secretarias ligadas à economia quais setores poderiam voltar a abrir nos próximos dias”. Ele garantiu que até esta terça-feira anunciará as regras do novo decreto que deve passar a valer a partir de quinta-feira, dia 23.  

O uso de máscaras nas ruas pela população poderá vir a ser obrigatória em Guarulhos, a exemplo de muitos outros municípios brasileiros. “Independentemente do que vamos decidir, é importante que aquelas pessoas que precisem sair de casa, seja para trabalhar ou mesmo para ir até a padaria ou às compras, usem máscaras. É um meio de proteção que ajuda a inibir a transmissão do coronavírus”, explicou.  

Nesta segunda-feira, apesar de ser ponto facultativo na administração pública em função do feriado desta terça-feira, 21, o prefeito deverá voltar a se reunir com seus secretários para prosseguir com os estudos em relação ao novo decreto municipal.  

Posso ajudar?