Em comunicado oficial, divulgado em suas redes sociais, no início da noite desta terça-feira, o prefeito Guti afirmou que pode até recorrer ao Judiciário para garantir que a Sabesp preste um serviço digno à população de Guarulhos. Ele se referiu ao problema ocorrido na região dos Pimentas no último sábado, quando milhares de moradores ficaram com o abastecimento de água interrompido. Os trabalhos para a correção do defeito se estenderam até o final da noite desta segunda-feira em uma adutora da avenida Juscelino Kubistcheck de Oliveira.
Somente no início da madrugada desta terça-feira, o abastecimento de água começou a ser retomado, mas ainda assim muitos bairros ainda sofreram com a falta de água durante todo o dia. A previsão da companhia é que o serviço esteja 100% normalizado em toda a região somente até o final desta noite.
No vídeo, Guti lembrou que o acordo com a Sabesp há três anos foi bastante positivo para a cidade, já que eliminou mais de R$ 3 bilhões de dívidas da Prefeitura com a companhia estadual, encaminhou muito bem a universalização dos serviços de coleta e destinação de esgoto, além de acabar com o rodízio de água em todo o município “Mas o que a região dos Pimentas sofreu nos últimos dias fez lembrar o que a população vivia nas gestões anteriores, quando a falta de água era frequente”, afirmou.
No final, Guti disse que não economizará esforços para defender Guarulhos, caso a Sabesp não cumpra com suas obrigações, seja no restabelecimento do serviço de água mesmo em situações emergenciais, ou mesmo nos serviços de tapa-buracos pela cidade. “Se precisar vamos até o último limite para cobrar, até mesmo ao Judiciário se for preciso”, disse. “Não só em relação a Sabesp, mas a todos prestadores de serviços”.