O prefeito de Guarulhos, Guti, anunciou em suas redes sociais que a CCR RioSP, concessionária responsável pelas obras na rodovia Presidente Dutra, liberou as pistas expressas, primeiro no sentido Rio-SP, por volta das 22h30 deste sábado, quase 24 horas do horário previsto inicialmente. Elas seriam liberadas apenas às 22h de domingo.
“Mais uma grande conquista nossa. Em 24 horas a CCR RioSP liberou a pista expressa da Dutra no sentido SP. Já já também estará liberado no sentido Rio. O viaduto velho tinha que ser demolido para permitir a construção das pistas marginais, que farão com que o Trevo de Bonsucesso tenha entrada e saída. Nossa administração já tinha feito a parte de Guarulhos. Faltava essa obra. E agora a concessionária está acelerando para que em março de 2024 tudo esteja concluído. Quem hoje reclama muito em breve irá comemorar. Parabéns a todos envolvidos, como nossas secretarias de Obras e de Transportes e Mobilidade Urbana, que participaram diretamente destas ações, além de outas pastas que, direta ou indiretamente, contribuíram para o sucesso desta empreitada.”, escreveu Guti em seu Instagram.
As pistas, em ambos sentidos, foram interditadas às 22h desta sexta-feira para o desmonte do viaduto velho de Bonsucesso, que não tinha mais serventia e que precisava ser retirado para permitir a construção das novas marginais da rodovia naquele trecho. A obra é fundamental para dar vazão, tanto de entrada como saída do Trevo de Bonsucesso, empreendimento cuja parte da Prefeitura de Guarulhos está praticamente concluído há mais de dois anos. No entanto, por falta das marginais, não era possível liberar o último viaduto para quem sai de Bonsucesso em direção a São Paulo.
O viaduto velho foi ao chão por volta das 8h deste sábado, quase duas horas antes do horário previsto. As empresas contratadas pela CCR agilizaram os serviços e permitiram que toda a estrutura fosse retirada ainda durante o dia. No período da noite deste sábado, algumas equipes da concessionária trabalharam na limpeza final e lavagem das pistas.
Por volta das 22h30, viaturas da STMU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) de Guarulhos realizaram a liberação da pista no sentido de São Paulo. Em seguida, providenciaram a liberação da pista no sentido do Rio de Janeiro.