Política

Guti condena falta de transparência nas eleições da Venezuela; PT defende vitória de Maduro

Em meio à forte pressão internacional por transparência e as suspeitas sobre o processo eleitoral pelo qual o ditador Nicolás Maduro se declarou reeleito na Venezuela, o PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou nota exaltando as eleições no País vizinho. Na publicação, feita no site do partido e assinada pela Executiva Nacional da legenda, o PT chamou o ditador de “presidente Nicolás Maduro, agora reeleito” e defendeu que ele “continue o diálogo com a oposição”. A ditadura chavista tem histórico de prisão de adversários políticos e alguns dos principais opositores de Maduro foram proibidos de concorrer.

Já o prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), publicou em suas redes sociais uma nota condenando a falta de transparência no processo eleitoral, assim como vêm se manifestando líderes políticos de vários países do mundo e do Brasil, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

“A falta de transparência nas eleições da Venezuela é um grande golpe contra a democracia mundial. Não podemos aceitar um ditador como Maduro se perpetuar no poder. Mesmo sendo aliado histórico do presidente Lula, o Brasil deve liderar uma ação para fazer valer a vontade popular”,  afirmou Guti.

“O mundo observa perplexo a mais um ataque à democracia com as evidentes irregularidades nos resultados anunciados na eleição presidencial venezuelana. As pessoas vêm sofrendo já há muito tempo os efeitos da ditadura chavista. É preciso dar um basta, garantir plena transparência, prestação adequada de contas e que o processo democrático seja devidamente respeitado”, postou o governador Tarcísio.

Posso ajudar?