Em sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira (20), a Câmara Municipal de Guarulhos aprovou o projeto de lei enviado pelo prefeito Guti para o congelamento do IPTU em 2025. A medida dá continuidade à política fiscal adotada pela atual gestão desde 2017, garantindo que os contribuintes da cidade não enfrentem reajustes no imposto pelo oitavo ano consecutivo.
Nas redes sociais, Guti comemorou a aprovação: “Guarulhos, pela oitava vez consecutiva, vai ter o IPTU congelado. Mandei o projeto de lei pra Câmara e, de novo, a gente conseguiu essa vitória. A justiça tarda, mas não falha!”
O prefeito também aproveitou para destacar os benefícios da medida para os cidadãos e fazer um apelo ao próximo gestor da cidade. “A gente torce para que o próximo prefeito não aumente o imposto pelos próximos quatro anos também. Isso é praticar justiça fiscal, isso é garantir mais dinheiro no bolso do guarulhense. […] Cada vez menos dinheiro pra governo e mais no bolso do povo.”
Impacto no bolso do contribuinte
Desde o início da política de congelamento, em 2017, os moradores de Guarulhos têm visto uma economia significativa em suas finanças. Um contribuinte que paga R$ 1.000 de IPTU, por exemplo, já economizou cerca de R$ 1.487 nos últimos sete anos, considerando o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado pelo IBGE para medir a inflação oficial do país. Na prática, esse congelamento fez com que, em sete anos, o cidadão pagasse o equivalente a apenas cinco IPTUs e meio.