Cidades

Guti devolve a Guarulhos o Casarão da 7 de setembro depois de restauração

A Prefeitura de Guarulhos entregou nesta segunda-feira (30) parte do restauro da casa da rua Sete de Setembro, no Centro, patrimônio histórico que vai abrigar o Casarão da Nossa História, um centro de formação e visitação com foco na história da cidade. A entrega do restauro pelo prefeito Guti atende a uma antiga reivindicação da população guarulhense em ver restaurado um dos mais icônicos prédios tombados do município.

Construído em 1925 e tombado nos anos 2000, o imóvel é um exemplar da arquitetura eclética típica das primeiras décadas do século XX, que se distribui ao longo de três pavimentos: inferior, térreo e superior.

CLIQUE AQUI para se inscrever no Canal do GWeb no WhatsApp e receber as principais notícias de Guarulhos de um jeito rápido e fácil!

A dois dias de encerrar seu percurso à frente do Executivo, Guti comemorou mais essa ação de cuidado, atenção e valorização do patrimônio histórico do município. “A entrega dessa etapa do restauro é uma grande conquista para todos aqueles que valorizam a nossa cidade e a história de Guarulhos. Encerramos essa trajetória com todos os recursos financeiros para a finalização do projeto de restauro, levantamento de acervo e curadoria garantidos e disponíveis para a conclusão do casarão. Estamos muito orgulhosos com a entrega do restauro, cuja complexidade da obra demanda tempo e a dedicação de muitas equipes de trabalho”, destacou Guti.

Além de parte da trajetória do município, do projeto de restauro e do acervo disponível, o projeto pedagógico do Casarão da Nossa História, sob responsabilidade da Secretaria de Educação, oferecerá aos futuros visitantes diferentes perspectivas históricas, apresentadas de modo didático e amplo, valorizando os aspectos naturais, geográficos, sociais, históricos, culturais, econômicos e afetivos que se relacionam com a essência, a permanência e a existência desse espaço em harmonia com a cidade.

“Estamos muito satisfeitos por entregar essa obra de tamanha importância para a cidade, esse espaço de visitação, estudo, interação das crianças e formação dos nossos professores. Aqui a memória e a trajetória da população ao longo do tempo serão preservadas e os feitos de nossos serão lembrados e celebrados”, destacou o secretário de Educação, Alex Viterale.

Os espaços do casarão

No piso térreo da casa, por onde a entrega do casarão teve início nesta segunda-feira, estão localizados os espaços Guarulhos Contemporânea, Sala de Exposição Itinerante, Sala da Memória e Sala Histórica.

O piso superior também está dividido em quatro espaços: História da Educação em Guarulhos, Nossos Bairros, Sala de Formação e Brinquedoteca.

O piso inferior, onde está localizado o porão, foi dividido em três partes: Pré-história e História Natural de Guarulhos, Guarulhos Histórica e História do Casarão, espaço que resgata aspectos da construção, do processo de restauro, de memórias e momentos afetivos, além da trajetória do imóvel, que no passado serviu como morada da família do ex-prefeito José Maurício de Oliveira Sobrinho.

Posso ajudar?