Política

Guti entrega Guarulhos com série de avanços ao final de oito anos de mandato

Guarulhos completou 464 anos neste 8 de dezembro, 23 dias antes do final do segundo mandato do prefeito Guti à frente da Prefeitura. Bem diferente da cidade que ele pegou em 1º de janeiro de 2017, o chefe do Executivo entregará para seu sucessor, o vereador Lucas Sanches (PL), um município muito melhor em diversos aspectos. O GWeb publicará a partir de hoje uma série de reportagens que mostram essa evolução.

Siga o GWeb no WhatsApp e receba as principais notícias de Guarulhos em primeira mão!

 

Em entrevista ao GWeb, Guti afirmou que entrega Guarulhos com avanços nas mais diferentes áreas. “Não é ainda a Guarulhos dos meus sonhos, mas é um município com avanços significativos que melhoraram sensivelmente a vida da população”, afirmou. Ele, porém, lamenta que muitas vezes “todo o empenho da administração não é reconhecido como deveria, já que a população sempre quer mais”.

Entre os principais avanços, Guti lembra que Guarulhos não tinha esgoto tratado. “Eram apenas 2%, números medievais. Hoje estamos chegando a 40%. Não tinha água nas torneiras. Mais de 90% da população sofria com o rodízio. Alguns lugares ficavam até três dias sem água, para ter abastecimento de apenas 12 horas. Hoje tem água todo dia em todos os bairros”.

Já na educação, o prefeito aponta avanços tanto para os professores e funcionários como para as crianças atendidas no ensino infantil e fundamental. Ele explica que Guarulhos oferecia apenas 600 vagas para alunos em ensino integral para aqueles que obtinham decisões na Justiça com esta exigência. “Hoje temos mais de 34 mil alunos em ensino integral. Acabamos com o terceiro turno nas escolas. Também não temos mais nenhuma escola de lata. Terminamos as obras de CEUs e unidades escolares que estavamo completamente abandonadas. São mais de 20 entregas nestes oito anos”.

Na Assistência Social, Guti destaca mais avanços. O Food Truck do Bem, programa itinerante de distribuição de marmitas gratuitas, já passou por 20 bairros e entregou cerca de 190 mil refeições desde 2021. O Restaurante Pague e Leve, instalado na Cidade Industrial Satélite, que começou a operar em maio de 2023, já serviu 83 mil refeições a R$ 1. Fora as três unidades do Restaurante Popular do Bem (Macedo, Parque São Miguel e Taboão), que servem diariamente cerca de 1,5 mil refeições também a um R$ 1 cada. “Também implantamos o Moeda do Bem, inaugurado em maio de 2023, que oferece aos munícipes a possibilidade de trocar resíduos recicláveis por alimentos não perecíveis”.

O prefeito lembra ainda que Guarulhos teve uma posição de destaque no mundo ao longo da pandemia do coronavírus, que começou em março de 2020. “Ninguém no mundo inteiro sabia exatamente o que era melhor fazer. Vivíamos cada momento e tomamos muitas decisões acertadas. Tanto que fui reconhecido como um dos melhores prefeitos do mundo justamente pelas ações adotadas durante a pandemia do coronavírus”, afirmou.
Ainda na saúde, Guti conta que em 2016 Guarulhos tinha apenas uma UPA em funcionamento, a São João. Hoje a cidade conta com quatro (Cumbica, Paulista e Taboão). “Reformei todo HMU que antes parecia um hospital de guerra”. O prefeito afirma que ainda deixa recursos para que o próximo governo entregue três hospitais no próximo ano.

“O governador Tarcísio de Freitas já destinou as verbas necessárias para concluir os dois andares do Pimentas Bonsucesso, que ficaram abandonados desde a inauguração em 2016. Também já estão na conta do Hospital e Maternidade Jesus, José e Maria os valores necessários para a conclusão do Instituto da Mulher, que será gerido pela entidade”. Guti reforça que o Hospital Infantojuvenil, fruto de uma PPP conquistada ainda no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, está em obras e deve ser entregue já no próximo ano. “São conquistas nossas. É um legado que fica para a cidade”.

Em outras áreas, Guti cita que a atual gestão chega ao final deste ano com 17 campos de grama sintética entregues. “O Casarão da Nossa História, ali na rua 7 de Setembro que servia de abrigo para moradores em situação de rua e marginais, está praticamente finalizado e restaurado. O Thomeozão já tem sua parte interna praticamente concluída para ser utilizado. Há ainda diversas novas pavimentações do Mãos à Obra e recapes”. O prefeito cita também os dois hospitais públicos veterinários que estão sendo entregues, um no Centro e outro na região dos Pimentas. Mais um compromisso que tínhamos com a causa animal e que resolvemos antes do final de nossa gestão.

Posso ajudar?