Cidades

Guti inaugura UPA Paulista que já presta atendimento 24 horas à população

Na manhã desta quinta-feira (29) o prefeito Guti (PSB) esteve na inauguração da Unidade de Pronto Atendimento Jardim Paulista, no bairro de mesmo nome. O local funcionará 24 horas por dia e terá capacidade para 250 atendimento por dia. Esta é a terceira inauguração de unidades de saúde realizada pela prefeitura no primeiro semestre da administração. 
 
A UPA Paulista possui 1.173 metros quadrados de área construída e conta com 202 profissionais, entre eles 90 médicos, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos, técnico de imobilização de gesso, entre outros. Segundo  Guti, a inauguração só foi possível através de um trabalho de inteligência e remanejamento, uma vez que diante das dificuldades financeiras da prefeitura, não foram contratados profissionais.
 
O local possui 12 leitos de observação e está preparado para prestar atendimento em casos de crises convulsivas e asmáticas, alterações de pressão arterial, febre, fraturas, ferimentos, suspeita de infarto e derrame. 
 
São quatro consultórios médicos, sala de emergência, sala de atendimento social, classificação de risco, medicação e soroterapia, radiologia, sutura e curativo, gesso, inalação e coleta de exames. O paciente conta ainda com ambientes para apoio logístico, diagnostico e administrativo, além de uma farmácia exclusiva para os atendimentos. 
 
A UPA Paulista é a terceira obra entregue inacabada para a nova gestão e que foi inaugurada. Segundo prefeito, está é a meta do governo. “Vamos finalizar, acabar de entregar o que já existe. Sabemos da saúde financeira do município e não temos condições de sair por aí prometendo construir uma série de coisas, então temos que entregar o que já foi gasto com o dinheiro público”. 
 
Guti explicou que os recursos para a inauguração foram poucos, já que a obra estava 95% concluída quando foi entregue à nova administração. O grande desafio foi o remanejamento dos profissionais para que o local fosse entregue.  “Foi preciso muito estudo para que esta inauguração fosse feita de forma sólida e que não gere nenhum problema para o cidadão, porque não podemos abrir uma porta e não ter um serviço a altura”, explicou. 
 
Homenagem
A UPA Paulista recebeu o nome Márcia Crisci Rutkowski, uma homenagem à enfermeira do SUS que ingressou na prefeitura em 9 de fevereiro de 1991 e faleceu em 20 de janeiro de 2016, aos 52 anos de idade, depois de enfrentar um câncer.
 
Márcia atuou na Região de Saúde Centro, prestando assessoria técnica, além de gerenciar as Unidades Básica de Saúde Flor da Montanha, São Ricardo e Jardim Vila Galvão. 
 
Durante a inauguração estavam presentes seus filhos, Rafaela, de 20 anos e Matheus, de 15 anos, além de sua mãe que saudou a todos os presentes e relembrou a dedicação da filha com a profissão e o bem estar do pacientes. 
 

Posso ajudar?