Cidades

Guti pede ao Governo do Estado mais vacinas contra febre amarela para Guarulhos

Em um video divulgado ao vivo no Facebook da Prefeitura na manhã desta sexta-feira, o prefeito Guti (PSB), ao lado da secretária adjunta de Saúde, Graciane Figueiredo, informou que a administração municipal enviou nesta quinta-feira, 18, um ofício ao secretário da Saúde do Estado de São Paulo, David Uip, solicitando a disponibilização de mais 500 mil doses da vacina da febre amarela para o Município. 
 
Este não é primeiro pedido de ampliação da vacinação solicitada por Guarulhos ao Governo do Estado. Em 8 de janeiro, a Prefeitura já havia protocolado outro ofício considerando a proximidade do município com cidades consideradas zonas de risco, além de contar com bairros inseridos no Parque Estadual da Cantareira. 
 
"Entendemos que o Estado considere que Guarulhos tenha superado a meta de vacinação, porém fazemos fronteira com municípios que são zonas de risco. Precisamos atender a nossa demanda interna, seja com a dose integral ou fracionada", disse o prefeito Guti.
 
As ações em Guarulhos
 
Desde outubro, quando houve os primeiros casos de mortes de macacos infectados por febre amarela em áreas próximas à Serra da Cantareira, até esta quinta-feira (18), a Prefeitura de Guarulhos vem mantendo ações diversas de prevenção e já vacinou 461.969 pessoas. Este número supera a meta de vacinação definida pelo Governo do Estado, que estabeleceu que 280 mil pessoas – número correspondente à população que mora nas proximidades ou transita nas áreas consideradas de risco -, deveriam ser imunizadas.
 
Neste momento, a campanha prioriza essa população. Por isso, as 27 UBS que oferecem a imunização contra a febre amarela em Guarulhos estão em bairros próximos ao Parque da Cantareira, com exceção das UBS Cavadas, Ponte Grande e Munhoz, que estão vacinando temporariamente a população da região, que teve o primeiro óbito de guarulhense por febre amarela contraída em Nazaré Paulista.

Posso ajudar?