Política

Guti vai à Justiça contra fake news propagada por Edmilson Souza

O prefeito de Guarulhos, Guti, entrou na Justiça, contra fake news propagada pelo vereador Edmilson Souza (PSOL), ao mencionar que o chefe do Executivo pretende realizar um rodeio no município. O parlamentar afirmou em publicação divulgada em redes sociais que Guti “usou a palavra e disse que o rodeio acontecerá em Guarulhos, em dezembro. Vai acontecer porque o prefeito Guti disse que vai acontecer”. Edmilson, que está em campanha eleitoral e busca votos em diferentes segmentos, se refere a uma participação de Guti em um evento na cidade vizinha de Itaquaquecetuba.

A interpelação se refere à seguinte afirmação de Edmilson, reproduzida na íntegra em redes sociais: “Estranhamente o prefeito de Guarulhos foi até a cidade de Itaquá, nossa vizinha Itaquá, durante um rodeio, vereador Geleia, Prefeito Guti estava lá durante um rodeio, o senhor acredita? Estava lá! Não contente de estar lá, ele usou a palavra e disse que o rodeio acontecerá em Guarulhos, em dezembro. Vai acontecer porque o prefeito Guti disse que vai acontecer, vereador Geleia. Eu gostaria que Vossa Excelência também se manifestasse. Ele disse lá em Itaquá que vai ter o rodeio aqui em dezembro. Dinheiro pra cultura, dinheiro pras atividades culturais, do teatro, da dança, da música, do conservatório municipal, das artes visuais, da cultura popular, das manifestações do samba, não tem dinheiro, não tem recurso, agora pra rodeio ele vai encontrar recurso pra essa cidade.”

A interpelação judicial com pedido de explicações em juízo feita por Guti inclui os seguintes questionamentos:

“Com qual intenção o senhor proferiu essas afirmações? Qual a prova de que o Prefeito participou de rodeio em Itaquaquecetuba e declarou que em Guarulhos acontecerá rodeio em dezembro? Por qual razão o Senhor afirma que o Prefeito participou “estranhamente” de rodeio em Itaqua?”.

Segundo a ação movida pelo prefeito, Edmilson “faz gravíssimas acusações ao interpelante, sem qualquer prova de que o Prefeito tenha feito a referida fala na cidade de Itaquaquecetuba durante um rodeio, conforme faz crer, permitindo que as falsas afirmações proferidas sejam veiculadas e reverberadas ao cidadão guarulhense por meio da internet, cujas informações viralizam na velocidade da luz, causando ojeriza e revolta contra o interpelante”.

Prossegue a ação: “o Interpelado está disseminando e permitindo o compartilhamento nas redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp e YouTube) de uma informação sabidamente inverídica, popularmente conhecida como “Fake News”, com a vã tentativa de descredibilizar o Interpelante, que é um ferrenho defensor da causa animal”, aponta.

Após a interpelação judicial, a ação pode embasar eventual queixa crime contra Edmilson, além de ação de indenização por danos morais e outras providências.

Ouvido pelo GuarulhosWeb, Guti foi categórico que jamais promoverá um rodeio em Guarulhos. “Quando fui vereador votei contra projeto que permitiria eventos com animais na cidade. Como prefeito, sempre defendi a causa animal e não faz sentido esse tipo de afirmação a meu respeito” O prefeito confirma que esteve recentemtne em evento na cidade de Itaquaquecetuba, representando o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), em que é presidente, mas em momento algum usou a palavra ou fez qualquer pronunciamento a respeito do tema. “Lamento que essas pessoas não chequem as informações e saiam propagando fake news sem a mínima responsabilidade”, completou.

Posso ajudar?