A Sabesp recebeu, nesta quinta-feira, 23/05, a visita do prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, o Guti. Ele esteve na obra para implantação de uma rede de distribuição de água no bairro do Tremembé, na zona norte de São Paulo, que depois de pronta vai levar água do Cantareira para o Parque Continental, em Guarulhos, e beneficiar 52 mil pessoas diretamente e outras 45 mil indiretamente. Em seguida, passou pela obra Ermelino Matarazzo/Cumbica, que atenderá 173 mil pessoas da região do distrito de Cumbica e do Jardim Centenário.
A meta da Sabesp é acabar com o rodízio de água em Guarulhos até o dia 8 de dezembro. A expansão da infraestrutura no abastecimento de água é parte de um trabalho que considera a gestão organizada e sustentável dos recursos hídricos. O planejamento de longo prazo da Sabesp busca ajustar a infraestrutura disponível às mudanças decorrentes do crescimento populacional, do regime de chuvas, vazões, disponibilidade dos mananciais, comportamento de consumo, dentre outros. Os esforços refletem em avanços na saúde pública e na qualidade de vida dos moradores da região.
“Primeiro, temos que agradecer a todo o time da Sabesp, que está totalmente comprometido. A gente fez um acordo importante para a cidade de Guarulhos de, até dezembro, acabar com o rodízio aqui na cidade. O guarulhense, até dezembro, tem que abrir sua torneira a qualquer momento e ter água, coisa que a gente não tinha nos anos anteriores”, destacou o Guti.
A obra Tremembé/Parque Continental terá 2,5 quilômetros de extensão e transportará 150 litros de água por segundo. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados até agosto. “O objetivo principal desta obra é o abastecimento do Parque Continental. Resolvido isso, vamos ampliar o abastecimento e auxiliar também a região do Cabuçu e do Recreio, tendo aí mais de 100 mil pessoas beneficiadas”, enfatizou o gerente de departamento da Sabesp, Valdemir Freitas.
E, para o final de junho, mais um trecho da implantação da adutora Ermelino Matarazzo/Cumbica está previsto para ser concluído. A implantação estará totalmente finalizada em dezembro. No total, serão 8 quilômetros de extensão, que transportarão 500 litros de água por segundo.
“Foram 30 anos com Guarulhos sofrendo com o rodízio e, graças a esse bom acordo, ao trabalho da Sabesp com o SAAE integrando, vamos conseguir zerar isso até o fim do ano. E o time está cumprindo as metas e os prazos, eu cobro bastante, mas não tenho o que falar. As metas estão sendo batidas. E, quando conseguirmos atingir nosso objetivo no final do ano, Guarulhos vai ganhar extraordinariamente”, concluiu o prefeito.
Mais ações
No geral, são mais de 80 obras de grande porte dentre as que estão sendo planejadas, executadas ou em operação, que compõem o cronograma da Sabesp para beneficiar o abastecimento de água em Guarulhos.
Ainda como parte dos trabalhos da Sabesp em Guarulhos, a Companhia tem executado serviços de manutenção de água e esgoto e a restauração das estações de tratamento de água. Além da implantação de obras para redução de perdas de água, como os consertos de vazamentos, e a reposição de valas.